Assista gratuitamente ao concerto da Camerata de Violões do Guri de São Paulo. Sob a regência de Flavia Prando, o grupo toca clássicos de Carmen Miranda, João Pernambuco, Pixinguinha e Tom Jobim, entre outros. O evento acontece no dia 19 de novembro, domingo, 11h, no Theatro São Pedro.
Retirada de ingressos 24h antes do espetáculo em: Theatro São Pedro – Concertos e Espetáculos | Fever (feverup.com)
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.
Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Melodia Sentimental
[solista: Gabriela Leite]
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Estudo nº 11
[solista: Gabriela Leite]
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Mazurca-Choro [adapt. Lamartine Junior]
[participação de Gabriele Leite]
CELSO MACHADO
Motivo Barroco [arr. Lamartine Junior]
TOM JOBIM (1927-1994)
Pela luz dos olhos teus [arr. Lamartine Júnior]
TOM JOBIM (1927-1994)
Wave [arr. Lamartine Júnior]
CESAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão (arranjo Lamartine Jr.)
[participação de Gabriele Leite]
ERNESTO NAZARETH
Brejeiro [arr. Vera de Andrade]
[participação de Gabriele Leite]
CHIQUINHA GONZAGA
Gaúcho (Corta-Jaca) [arr. Josi Gonçalves]
[participação de Gabriele Leite]
Flavia Prando
Iniciou seus estudos no curso de violões da prefeitura de Santos, criado por Antonio Manzione, onde atuou na Camerata de Violões Heitor Villa-Lobos (1984-1989) e lecionou no projeto (1997-1999). Trabalhou no Projeto Guri, inicialmente como professora e, posteriormente como técnica de cordas dedilhadas (2001-2010). É doutora e mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP). É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP. Sua pesquisa de doutorado, “O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932)”, recebeu a primeira menção honrosa no Prêmio Silvio Romero 2021 (IPHAN) e deu origem a dois álbuns de partituras “Violões na Velha São Paulo”, volume 1 e volume 2, com edição de Ivan Paschoito (LEGATO EDITORA, 2022) e ao capítulo “Violão paulistano: repertório e práticas do início do século XX”, publicado no livro “Cidade Dis(sonante): culturas sonoras em São Paulo (séculos XIX e XX)”, com organização de José Geraldo Vinci de Moraes (INTERMEIOS, 2022). Atua como regente convidada (2022-2023) da Camerata de Violões do Guri de São Paulo.
Gabriela Leite, violã
Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP
Patrocinador Master
Bank Of America
Patrocinador Ouro
Chiesi Farmacêutica
Costellation – Asset Management
Patrocinador Prata
Grupo Ultra
Verzani & Sandrini
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.