Santa Marcelina Cultura

MENU

História

Em dezembro de 2007 a Associação Santa Marcelina – responsável pela Fasm e pelo Colégio Santa Marcelina, ambos no bairro de Perdizes – foi qualificada pelo Governo do Estado como Organização Social de Cultura, apta a gerir programas em parceria com a Secretaria da Cultura. Em 2008 a Associação começou a implementar o seu primeiro programa na área da cultura, batizado pelo Governo como Guri Santa Marcelina, com o intuito de valorizar a marca do Guri associando-a à tradição de excelência da Santa Marcelina.

Em 2009, a Santa Marcelina Cultura inaugurou a inovadora proposta da EMESP Tom Jobim e do Festival de Inverno de Campos do Jordão, ambos estruturados sob as mesmas diretrizes artístico-pedagógicas: integração entre os aspectos artístico, pedagógico e social; abrangência estética de toda a história da música, desde a música antiga à contemporânea; excelência artístico-pedagógica; intercâmbio internacional para confrontação constante com as melhores práticas e abertura de oportunidades para o aluno continuar seus estudos no exterior; e foco nas pessoas: o professor, o aluno e o público são a prioridade em todas as atividades. O Festival foi gerido pela Santa Marcelina nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Em 2013 a Santa Marcelina Cultura foi a organização social selecionada, por meio de um chamamento público, para gerir os programas Guri e EMESP Tom Jobim. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico.

A Santa Marcelina Cultura assumiu a gestão emergencial dos objetos culturais vinculados ao Complexo Theatro Municipal de São Paulo, de 1º de novembro de 2020 a 30 de abril de 2021. 

Em 2022, a Santa Marcelina Cultura assumiu a gestão do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação CASA.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.