Alunos do Programa Guri participam, por três semanas, de atividades com músicos do Conservatório de Paris
Entre os meses de agosto e setembro, os alunos do Guri tiveram a oportunidade de participar de várias atividades com os músicos do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris.
O internacionalmente reconhecido Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, fundado em 1795, forma músicos e dançarinos do mais alto nível, oferecendo ensino de música clássica, jazz e a improvisação musical, incluindo a performance, composição, pesquisa e pedagogia, buscando formar artistas criativos, independentes e comprometidos.
O Conservatório mantém uma sólida e vital parceria com a Santa Marcelina Cultura. Há vários anos tem selecionado jovens artistas-pedagogos para conduzirem projetos experimentais únicos de curto prazo, envolvendo alunos e professores do Programa Guri e EMESP – Tom Jobim. Esses projetos têm oferecido importantes trocas interculturais para todos os envolvidos.
Foi o terceiro ano consecutivo que estudantes de mestrado do Conservatório de Paris vêm ao Brasil para desenvolver um projeto exclusivo entre a escola francesa e a Santa Marcelina Cultura. Neste ano, Amaya Dominguez, Pauline Klaus e Florent Billy ficaram no Brasil por três semanas, trabalhando intensamente improvisação musical com os alunos dos polos Brooklin, CEU Casa Blanca, Jambeiro, São Mateus e Perus.
Nos polos, os músicos foram recebidos com muitos sorrisos e satisfação. “Eles ensinam e nos dão uma visão do futuro, porque muitos dos que estão aqui nesta sala também pretendem ser músicos”, diz Giovanna Gomes Valério, 10 anos, aluna de Coral, Teoria e Flauta Doce do polo CEU Jambeiro.
“Apesar de ter sido um desafio abordar cada criança individualmente, sem perder a perspectiva geral e os objetivos comuns, foi uma honra viver esta experiência no quadro do Guri. Tivemos muito para descobrir: curiosidade e disponibilidade das crianças, a atmosfera de confiança e de mente aberta que prevalece nas escolas, a bondade da equipe educacional, e acima de tudo, em toda parte, um verdadeiro amor para a música. Por causa de todos esses aspectos, foi com verdadeiro prazer ensinar e participar do Programa”, comentam os violinistas Pauline Klaus e Florent Billy.
“Foi uma experiência sensacional e muito diferente. É como ter pessoas famosas perto da gente, sabe? Eles poderiam muito bem não estar aqui, mas somos importantes para eles. É legal aprender o que eles estão nos ensinando, confessa Nathany Leme, 17 anos, aluna de Canto, Coral e Teoria do polo CEU Jambeiro.
Para a finalização dos trabalhos, os músicos reuniram alunos dos polos do Guri e alunos da EMESP – Tom Jobim para uma apresentação musical no MAC – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, dia 12 setembro.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.