Santa Marcelina Cultura

MENU

Wokshop Convergência com Cleber Fogaça

Cleber Fogaça apresentará algumas de suas composições registradas nos álbuns Trilhando e Convergência, com explicações sobre as composições e aberto a perguntas da plateia para todos os músicos envolvidos.


Cleber Fogaça

Apreciador e pesquisador do jazz e da música brasileira, Cleber tem dois álbuns autorais lançados Trilhando e Convergência, e sete livros didáticos publicados “Escalas na Prática Para Baixistas” (vol1 e 2), “Arpejos na Prática Para Baixistas” (vol1 e 2), “Acordes No Baixo de Seis Cordas” (vol1 e 2) e “Arpejos na Prática Para Guitarristas” (vol1).

Teve três projetos aprovados pelo ProAC Direto que resultaram na gravação e show de lançamento do álbum Convergência, na vídeo aula Ritmos Brasileiros No Baixo: Baião e na circulação do show Convergência pelo Estado de São Paulo.

É formado em MPB/JAZZ pelo Conservatório de Tatuí e em Pedagogia pela UNIP, foi sócio fundador da Escola Livre de Música Araraquara, onde atuou como professor e administrador entre 2002 e 2018 e foi educador musical pelo Projeto Guri entre 2008 e 2018.

Sua experiência como músico conta com apresentações ao lado de grandes nomes como Carlos Malta, Arismar do Espírito Santo, Nailor Proveta, Oswaldinho do Acordeom, Daniel D’Alcântara, Djalma Lima, Sizão Machado, Michel Leme, Cuca Teixeira, Bob Wyatt, Dirceu Leite, entre outros.

Atualmente está em turnê de divulgação do seu novo álbum de música instrumental brasileira Convergência e também do EP de choro instrumental do Trio Teimoso do qual é integrante, também é integrante do Trio Zabumbê de música instrumental brasileira e jazz e da Big Band de Monte Azul Paulista.

César Roversi

Saxofonista, arranjador e compositor, César Roversi possui vários trabalhos autorais e co-autorais dentre eles o trio Código Ternário com o qual realizou turnês pela França, Marrocos, Colômbia e Chile, o grupo Mente Clara, o álbum nomeado “Entre Linhas”, dedicado à expansão harmônica do choro.

Participa dos grupos Hermeto Pascoal Big Band (com o qual gravou o álbum Natureza Universal ganhador do Grammy Latino como melhor CD de Jazz Latino de 2018), Nelson Ayres Big Band, Quebra Cuia, Banda Urbana SP, Mistura Sete e Vintena Brasileira.

Tem trabalhado com artistas como Leny Andrade, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Francis Hime, Zé Renato, Danilo Caymmi, Mônica Salmaso, Virgínia Rosa, Banda Mantiqueira, Toninho Ferragutti, Raul de Souza, Arismar do E. Santo, Amilton Godoy, Edu Ribeiro, Léa Freire, Nailor Proveta, dentre outros.

Na música erudita foi integrante da BSESP (2008/2018), participa como convidado dos grupos Camerata Aberta, OSESP (com a qual gravou um dos CDs da obra de Heitor Villa-Lobos), OSUSP, Orquestra Sinfônica da TV Cultura, Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e Orquestra Jazz Sinfônica.

César também participa constantemente de gravações com Marcos Paiva, Zé Barbeiro, e é um dos líderes do grupo Mente Clara e do trio Código Ternário. Teve oportunidade de trabalhar em extensas turnês no Brasil, bem como tocar em países como Itália, México, Uruguai e Paraguai.

 

Cleber Almeida

Cleber Almeida é um defensor ferrenho dos ritmos que moldam a música brasileira. Considerado um dos importantes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros da atualidade, o músico possui um álbum autoral de nome “Música de Baterista” onde passeia pela polirritmia da cultura popular como o samba de gafieira, forró, valsa e maracatu.

Cleber tem misturado seu caldeirão de ritmos e diversas influências ao longo do tempo com alguns grupos que integra como o Trio Curupira com o qual recebeu indicação ao Grammy Latino 2008 e o Prêmio da Música Brasileira de 2009 com o álbum “Pés no Brasil cabeça no mundo”, Trio Macaíba, Banda Mantiqueira e Hermeto Pascoal Big Band com o qual gravou o álbum “Natureza Universal” ganhador do Grammy Latino 2018 como melhor álbum de Jazz Latino.

Acompanha regularmente grandes nomes da música como Heraldo do Monte, Arismar do Espirito Santo, Antônio Nóbrega, Toninho Horta, Toninho Ferragutti, João Donato, Laércio de Freitas, Zé Menezes, Alaíde Costa, Sadao Watanabe, Fabiana Cozza, Osesp, Zé da Velha, Monarco da Portela, João Bosco em shows e gravações.

Lecionou durante 17 anos no Conservatório de Tatuí e ministrou aulas em diversos festivais no Brasil e exterior. Apontado pela crítica especializada como um dos expoentes da bateria e da percussão brasileira seguindo os passos dos Mestres Nenê, Airto Moreira, Toninho Pinheiro, Robertinho Silva e Márcio Bahia.

Fernando Corrêa

Fernando Corrêa é guitarrista, compositor e arranjador, mestre e bacharel em performance em guitarra-jazz pela Kunst Universität Graz, Áustria e em violão clássico pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas. É integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde 2000, professor de guitarra e arranjo da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e desenvolve extenso trabalho de pesquisa musical, tendo publicado quatro livros didáticos Harmonização em Guitarra (Ed. Laços, 2019), Improvisação para guitarra e outros instrumentos (2004, 4a ed.), Estudo rítmico sobre Coltrane (Ed. Som, 2010) e Guitarra 1 Projeto Guri (2011). Também gravou diversos CDs, entre os quais destacam-se Dez arranjos (2012) com o Fernando Corrêa Combo, Sonoridades (2014) com o Quarteto Sonoro, Fernando Corrêa (2002), Marea (1996) e Em Contraste (1996). Já atuou com Vinicius Dorin, Edú Ribeiro, Roberto Sion, Vitor Alcântara, Nenê, Carlos Ezequiel, Daniel D’Alcântara, Rogério Boccato, Rodrigo Morte, Rodrigo Botter Maio, Soundscape Big Band, Mark Murphy, Karlheinz Miklin, Sidmar Vieira, Zeli Silva, Zerró Santos, Fábio Leal, Digão Bráz, Michel Leme, Alan Palma, Banda Savana, Alaíde Costa, Jane Duboc, Nelson Ayres, Rafael Piccoloto de Lima, Banda Urbana, Grupo Comboio, Rubinho Antunes, Marinho Andreol, Speakin’Jazz Big Band. Em 2020 lançou o CD do noneto “Quebra Cuia” e um livro de partituras com arranjos originais feitos para o Combo, projeto selecionado no edital ProAC gravação 2019.

Data: 08/04/2024

Horário: 16:30

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.