A Camerata de Violões do Guri de Santos, sob a regência de Deblas Alves, apresenta um repertório inspirado na música popular urbana. Serão executadas obras de renomados compositores brasileiros: Edu Lobo, Chico Buarque, Dilermando Reis, Sivuca, Waldir Azevedo, Pixinguinha e João de Barro.
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo, tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma orquestra de câmara de violões, é pouco usual, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação. Criada em 2010, a Camerata de Violões do Guri atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco. Destacou-se em concertos realizados na Sala São Paulo (SP), no Parlamento Jovem (SP), no CCSP (SP), no Teatro Guarany (Santos/SP) e no Santos Jazz Festival (Santos/SP). Já desenvolveu projetos com os grupos Quaternáglia e Quarteto Tau, e com os músicos Marco Pereira, Badi Assad, Alessandro Penezzi, Thiago Abdalla, Alice Caymmi e Monica Salmaso. Em 2022, se apresentou ao lado de Élodie Bouny.
EDU LOBO / CHICO BUARQUE
Paratodos [arr. Dino Barioni]
CHICO BUARQUE / EDU LOBO
A Bela e a Fera [arr. Dino Barioni]
DILERMANDO REIS
Noite de Lua [arr. Dino Barioni]
CHICO BUARQUE / SIVUCA
João e Maria [arr. Cleber Assumpção]
WALDIR AZEVEDO
Pedacinho do Céu [arr. Luiz Fidalgo] [adapt. Camerata de Violões do Guri/Santos]
PIXINGUINHA / JOÃO DE BARRO
Carinhoso [arr. José Virginio]
Deblas Alves
Formada em violão, flauta transversal e regência, Deblas Alves já participou de intercâmbio internacional como instrumentista, cantora e coralista da Banda Sinfônica com vários musicais tais como: Cartoons, Tributo a Simonal e Taiguara, O Grande Circo Místico. Também participou de workshop da voz com Anderson Nascimento e Luiz Guilherme Anselmi e de oficinas com Zeca Rodrigues, Pablo Trindade, Edu Fernandes, Cecília Cavalieri França (estratégias educacionais com o uso da voz e instrumento) e Glauber Santiago (estratégias educacionais). Recentemente, foi chefe de naipe da oficina do projeto Aldir Blanc. Atualmente, trabalha como educadora musical e regente no Guri, educadora musical no Programa Cubatão Sinfonia, Chefe de naipe no Coral da Alfândega de Santos, integrante de Coral Zanzalá.
Rua Comendador Neto, 03 Rua do Comércio, 108 ao 132 – Centro, Santos/SP
Patrocínio Ouro
Arteris
Parceria
Prefeitura Municipal de Santos
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.