Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos

Sob a regência de Gesiel Vilarubia, a Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos e o contrabaixista Davi Ciriaco apresentam um repertório com grandes nomes brasileiros da música de concerto como Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, além da icônica Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, o Concerto nº 2 Para Contrabaixo e Orquestra, de Giovanni Bottesini e a Suíte Chiquinha Gonzaga, de Juliana Ripke.

Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais do Guri têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foi criada em 2023, a Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos. A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras. 

 

Repertório

ALBERTO NEPOMUCENO
Suíte Antiga [arr. e adapt. Fernando Britto]

GIOVANNI BOTTESINI
Concerto nº 2 Para Contrabaixo e Orquestra

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
A Lenda do Caboclo [arr. Turmas da EMESP]

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Trenzinho do Caipira [arr. José Matsumoto]

JULIANA RIPKE
Suíte Chiquinha Gonzaga

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº 4 [arr. Gesiel Vilarubia]
III. Ária (Cantiga)

ARY BARROSO (1903-1964)
Aquarela do Brasil [arr. Rubens Ricciardi]

Sobre o(a) regente

Gesiel Vilarubia
Maestro e violonista, formou-se em violão erudito na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e graduou-se em Composição e Regência pela Unesp, onde também, recentemente, concluiu seu mestrado sobre a obra de Camargo Guarnieri. Como violonista, é integrante do Quarteto Guit’Ars, vencedor de prêmios nacionais na categoria Música de Câmara. Como regente, atuou como maestro assistente da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul até 2014, e em alguns concertos com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo como convidado. Na sua formação em regência, recebeu orientação dos maestros Lutero Rodrigues e Cláudio Cruz, além de ter participado de cursos e aulas com os maestros Osvaldo Ferreira, Abel Rocha, Roberto Tibiriçá e Sérgio Assumpção. Atualmente, é professor da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, professor e regente da Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires e maestro assistente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo

Data: 27/07/2024

Horário: 18:30

Local: Parque Vicentina Aranha

R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana, São José dos Campos/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Ouro
Tauste e Novelis

Parceria
Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.