Santa Marcelina Cultura

MENU

Concerto em Homenagem a Marisa Rezende

Concerto em homenagem aos 80 anos da compositora Marisa Rezende, com a obra integral para teclados (piano, cravo, piano a 4 mãos). Neste concerto, com a presença da própria compositora Marisa Rezende, serão executadas por Horacio Gouveia (pianista) e Alessandro Santoro (cravista e pianista) a integral das obras de Rezende para piano e cravo.

A atividade integra o Festival de Piano, Cravo e Sanfona da EMESP e é aberto para participantes internos e externos.

Sobre Marisa Rezende

foto: Juliana Hilal

Começou a estudar piano aos 5 anos de idade com Marieta de Saules. Concluiu o nível médio em 1961, pela Academia Lorenzo Fernandez. Em 1963 entrou para o curso de Composição na Escola Nacional de Música (hoje, Escola de Música da UFRJ). No mesmo ano estreou como concertista, interpretando obras de Bach, Liszt, Chopin e Henrique Oswald no Palácio Capanema.

Entre 1964 e 1966 morou em Boston, EUA, onde nasceram suas duas filhas mais velhas. De volta ao Rio de Janeiro, em 1968, nasceu sua filha caçula.

Em 1972, mudou-se para o Recife. Apresentou-se diversas vezes como solista com a Orquestra Sinfônica do Recife. Concluiu a graduação e foi novamente para os EUA, onde terminou mestrado em piano na Universidade da Califórnia, Santa Barbara, com Prof. Erno Daniel em 1976. Durante o mestrado, escreveu suas primeiras composições: Trio para oboé, trompa e piano e Trio para violino, violoncelo e piano.

De volta ao Recife, ensinou matérias teóricas como professora da UFPE. Na década de 1980, ao lado da carreira acadêmica, intensificou sua atuação como compositora e concertista. Em mais uma ida para Santa Barbara concluiu o seu doutorado em composição sob orientação de Prof. Peter Fricker em 1985, com um amplo portfólio de obras, entre as quais cita-se Sexteto em seis tempos e Concertante para oboé, piano e orquestra. Em 1987, tornou-se professora titular de composição da UFRJ. Em 1992 foi Visiting Researcher Fellow da Universidade de Keele, Inglaterra, onde trabalhou com Prof. John Sloboda. Aposentou-se da vida acadêmica em 2002, e a partir de então recebeu várias encomendas de obras orquestrais, também das Bienais de 2011, 2013 e 2015.

Foi uma das fundadoras da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Criou na UFRJ o Grupo Música Nova, dedicado ao estudo e à interpretação da música brasileira contemporânea. Fundou também o Laboratório de Música e Tecnologia, em 1995 juntamente com Prof. Rodolfo Caesar.

Data: 10/04/2024

Horário: 17:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.