Santa Marcelina Cultura

MENU

Concerto: Karin Fernandes e Quarteto da Cidade de São Paulo (Festival EMESP)

A pianista Karin Fernandes interpretará, junto ao Quarteto da Cidade de São Paulo, o Quinteto n.1 da compositora polonesa Grazyna Bacewicz.

A atividade integra o Festival de Piano, Cravo e Sanfona da EMESP e é aberto para participantes internos e externos.

Sobre Karin Fernandes

A pianista Karin Fernandes nasceu em São Paulo, Brasil. Participou de cursos de especialização em Portugal com a pianista Maria João Pires; na França, com o pianista Bernard Flavigny; e na Inglaterra, como bolsista integral no Third Oxford International Piano Festival/2001, tendo participado de masterclasses com Menahem Pressler, Pierre-Laurent Aimard, Oxana Yablonskaya, Maria Curcio e Cristina Ortiz. No Brasil, Karin foi aluna de Lina Pires de Campos.

Como solista, atuou com a Filarmônica do Amazonas, Orquestra Sinfônica de Campinas, OSUSP, OSESP, Camerata OSESP, Ensemble Cairn (França), Sinfonia Cultura, ORTHESP, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Teatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica Nacional (Paraguai), dentre outros grupos.

Como recitalista apresenta-se com frequência na Europa – Inglaterra, França, Alemanha e Portugal; e na América do Sul – Brasil, Argentina e Paraguai. Em setembro último realizou sua quarta turnê europeia, com recitais em Lisboa, Paris, Londres, Hamburgo e Berlim. Em 2022, a convite da NAXOS Label, realizou um recital em de comemoração dos 200 anos de independência do Brasil na Embaixada do país em Berlim.

Pianista premiada em 1º lugar em 21 concursos de piano no Brasil, conquistou o primeiro lugar em 1999 no importante e disputado X Prêmio Eldorado de Música. Em 2015, seu cd Cria – nova música brasileira para piano, vol.I, recebeu o Prêmio Concerto como Melhor CD do Ano no Brasil. Em 2016 teve seu cd Seresta, Choro e Homenagem a Fructuoso Vianna, com peças de Camargo Guarnieri para piano e orquestra, finalista de Melhor Álbum Clássico de 2015 no concorrido 27º Prêmio da Música Brasileira, concorrendo com outros dois CDs, ambos da OSESP. Em abril de 2017, foi premiada como Melhor Instrumentista Clássica no Prêmio Profissionais da Música. Em 2019 o terceiro cd de seu trio, Trio Puelli, com a primeira gravação integral dos Trios para piano, violino e violoncelo de Radamés Gnatalli, foi escolhido como cd do ano pelo Prêmio Concerto na votação do público.

Karin tem 16 cds/álbuns gravados e lançados. Seus lançamentos mais recentes são o álbum Perfume – Waltzes by Chiquinha Gonzaga, com a primeira gravação integral de todas as valsas da compositora (jun/2023); o cd/álbum Arthur Napoleão – 18 Études pour virtuoses (set/2022), com a primeira gravação mundial desses estudos; O piano brasileiro no século XIX (nov/2021); o single Coração, com composição de Marcello Tupynambá (mai/2021); e um cd pela NAXOS Label, dedicado aos compositores brasileiros Leopoldo Miguez e Glauco Velasquez (out/2019), em duo com o violinista e spalla da OSESP Emmanuele Baldini. Em 2024 lançará mais um cd pela NAXOS, dessa vez com a primeira integral das 10 Sonatinas para piano de José Siqueira, algumas delas ainda permanecem inéditas, também um álbum com a integral dos 50 Ponteios para piano de Camargo Guarnieri pelo Selo SESC, e outros dois álbuns: um álbum com peças de Ludwig Van Beethoven, Emilie Mayer, Franz Schubert/FranzLiszt e Fanny Mendelssohn; e outro com peças brasileiras contemporâneas.

Paralelamente à sua carreira como recitalista e pianista solista, Karin desenvolve um intenso trabalho como camerista. É integrante do Trio Puelli, formado em 2008, dedicado à música dos séculos XX e XXI com 3 cds gravados e lançados.

Desde 2017 também é Professora de Piano, Laboratório de Música Contemporânea e Música de Câmara da EMESP Tom Jobim, em São Paulo.

Sobre o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Mais uma das iniciativas sensacionais de Mário de Andrade, o quarteto foi fundado em 1935. Inicialmente chamado de Quarteto Haydn, buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua denominação atual somente em 1981, quando passou a atender definitivamente como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.

O grupo se apresenta com frequência no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o Festival de Música de Saragoza (Espanha) e o Festival Internacional de Música de Morelia (México). Em território nacional, além de participar constantemente dos mais importantes festivais e cursos do país, os quatro músicos desenvolvem projetos de estímulo a jovens instrumentistas.

Quando o foco é a plateia, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo promove concertos comentados, performando um extenso repertório – do clássico à vanguarda, para ampliar o contato do público com todas as tendências e escolas de composição. Em sete oportunidades, o nosso Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA)e, por três vezes, o Prêmio Carlos Gomes.

 

Data: 12/04/2024

Horário: 17:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.