Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

As fuxiqueiras do CEU

03 de maio de 2012

Um grupo de mães, tias e avós de alunos do polo CEU Jambeiro se uniu para aprender artesanato enquanto aguardam seus filhos nas aulas de música do Guri. Em menos de um ano, o grupo já é sensação na região de Guaianases.

Tudo começou quando, em meados do ano passado, algumas mães que aguardavam seus filhos nas aulas de música no polo do Centro educacional Unificado (CEU) Jambeiro, pensaram em ocupar o tempo com algum tipo de atividade. Muitas já haviam frequentado cursos no CEU, mas nada as cativavam. Até que um dia a assistente social do polo, Fabiana da Silva, sugeriu que elas trabalhassem com artesanato ali mesmo, em um dos saguões do polo. Das mães que frequentavam o Jambeiro, apenas Neuza Ribeiro, que atualmente mora próximo ao CEU Parque São Carlos, tinha noção de artesanato. Ela conhecia o fuxico, técnica que utiliza pedaços de tecidos para decorar roupas, bolsas, almofadas e outros utensílios.

Em agosto, o grupo começou a se encontrar às quintas-feiras, com 14 mães, tias e avós de alunos do Guri, que aprenderam a produzir fuxicos e a montar broches, presilhas e arcos de cabelo decorados com flores de tecidos. Ao final do curso, sete das integrantes, Vandeilza Alves, Maria Helena Barbosa, Railda Barreto Moraes, Maria Narcisa Rocha de Oliveira, Lucivone Pereira Ramos e Telma da Silva Santos decidiram transformar os encontros numa forma de renda. Para iniciar a produção contaram com 25 reais emprestados para compra de material, linhas, agulhas e miçangas. As 70 peças foram rapidamente vendidas e novas encomendas surgiram, o que manteve o grupo unido. “É muito mais que fazer artesanato. Os encontros são uma terapia, pois se ficasse em casa com certeza ficaria depressiva”, conta Vandeilza, mãe de Everton, aluno de iniciação musical.

Além dos encontros semanais, que permanecem até hoje, as mulheres passaram a produzir em casa para a venda para vizinhos, amigos e parentes. “As pessoas vêem e dão novas ideias”, explica Maria Narcisa, avó de Letícia, aluna de violão. Para Telma da Silva Santos, mãe de Maria Ester, também aluna de violão, o fuxico abre muitas possibilidades. “É um artesanato flexível, que dá para fazer tudo. São retalhos descartados que pegamos em costureiras, confecções e reciclamos”, explica.

Jornada
Em fevereiro, o grupo levou todo o trabalho de dois meses para a 5ª Jornada de Capacitação, um encontro com atividades pedagógicas e artísticas voltadas para os colaboradores do Guri. Além dos souvenirs, também foram expostas, no saguão do Instituto de Artes da Unesp, toalhas, camisetas, colares, chinelos e até uma colcha de retalhos. Praticamente todo o material foi comercializado em três dias. O lucro de R$ 1.400 animou o grupo que intensificou as atividades.

Atualmente o polo Jambeiro conta com quatro cursos para novas turmas, com cerca de 30 mães participantes. O de fuxico tem Maria Helena e Railda como professoras, artesanato em MDF é dado por Lucivone e o de Ponto Jasmim tem orientação de Maria Narcisa. Em maio, o grupo conseguiu espaço para expor os trabalhos no Mercado Municipal de Guaianases. Como contrapartida, Maria Helena dá a oficina de fuxico para a comunidade.

As sete mães, que já são conhecidas como as fuxiqueiras do CEU, sonham alto. “Queremos montar uma confecção. Cada uma tem seu talento e queremos juntar tudo”, comenta Telma. “É uma atividade comunitária. O que gente sabe fazer, ensina para as outras do grupo”, completa Lucivone.
O grupo aceita encomendas de brindes e presentes, que podem ser feitas pelo telefone 6351-2637 com Telma.

Serviço
Cursos abertos às mães e familiares de alunos do polo Jambeiro (todas quinta-feiras)
Fuxico Sequencial 1 (iniciantes) – das 8 às 9h e das 14h30 às 15h30
Pintura em madeira – quinta-feira das 13h30 às 15h30
Artesanato em Oxford – das 15h30 às 16h30
Mercado Municipal de Guaianases
Sexta e sábado das 9 às 18 horas. Domingos, das 9 às 13 horas.
Contato: 6351-2637 (Telma)
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.