Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop | Na trilha do Pífano

No workshop, o músico Alexandre Rodrigues apresentará uma breve descrição acerca do pife e seu recorte de sua história. Além de diferenciar as bandas de pífano tradicionais das bandas urbanas, bem como o pife rural do urbano, Alexandre explanará questões técnicas sobre respiração, embocadura, postura, emissão de som, posicionamento das mãos, digitação e muito mais. O workshop também trará exercícios de série harmônica, com variações de intervalos, exercícios de frases melódicas baseadas em temas da música nordestina e dez estudos para duo de pife, baseados nos temas tradicionais das bandas de pife.

SOBRE ALEXANDRE

Alexandre Rodrigues de Lima é multi-instrumentista, compositor, educador musical e Luther de pífanos. Iniciou seus estudos musicais na Banda 1º de Maio de Itapissuma-PE no ano de 2002. Foi aluno do Curso Técnico em música pelo antigo Centro de Criatividade Musical do Recife, Graduado em Música no Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Clarinete pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE-campus Belo Jardim, Cursando Bacharelado em saxofone na UFPB, Pós graduado em praticas interpretativas da música popular ênfase no frevo pelo IFPE-campus Recife. É integrante e atua em vários grupos como Alexandre Rodrigues e Pife Urbano, Orquestra Popular do Recife (maestro Ademir Araújo), Transversal Frevo Orquestra, Orquestra Malassombro. Já dividiu o palco com diversos artistas de relevância nacional e internacional como Wilson das Neves, Mariane Castro, Renato Braz, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zélia Duncan Fabiana Cozza, Nicolas Krassik, Ivan Vilela, Bule Bule, Claudio Rabeca, Nailor Proveta, Siba, Mauricio Carrilho, Marcel Powell, Maestro Ademir Araújo, Bozó Sete Cordas, Beto do Bandolim, Edson Rodrigues, Guinga, Alaíde Costa, Fred Andrade, Aurea Martins, outros. Ganhou em 1° lugar no festival nacional do frevo no ano 2019 na categoria frevo livre autoral com a música Sebastião Biano no Frevo interpretado por Alexandre Rodrigues e Pife Urbano, Ganhou em 2° lugar no festival de frevo da FUNDAJ no ano 2021 na categoria frevo de bloco com a música Boêmio Sentimental. Lançou o álbum Alexandre Rodrigues e Pife Urbano em 2020 com participações de Nailor Proveta, Andrea Enest Dias, Gilú Amaral, Cláudio Rabeca, Cesar Michiles e Antônio Marinho, atuou como professor de pífano no festival FIMUCA, participou do festival Moacir Santos 2020, atuou como saxofonista e clarinete do DVD da banda Fulô de Mandacaru In Concert, semifinalista do festival nacional do frevo 2018, Participou de diversos Festivais como o Recife Jazz II 2009, Festival de Inverno de Garanhuns entre os anos de 2008 a 2019, participou do encontro de Orquestras Populares de Brasília-DF em 2015, Semana seu Geraldo de Música 2012 a 2015, Participou do lançamento do disco saxofone brasileiro vol.2 de Nailor Proveta em Leme-SP, Circuito pernambucano de Choro, turnê Claudio Rabeca, turnê Trio Pouca Chinfra, Participou como convidado do concerto do renomado violonista e compositor Guinga no CPM, VII Mostra Leão do Norte pelo SESC-PE, turnê Nordeste com maestro Ademir Araújo e Orquestra Popular do Recife, MIMO.

Data: 30/08/2022

Horário: 14:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.