Santa Marcelina Cultura

MENU

Recital Compositoras do Século XVIII ao XX – Semana Elas & Delas 2024

No dia 4 de março, às 13h30, a cantora Marília Vargas e a pianista Michiko Licciardi vão apresentar o recital Obras de Compositoras do Século XVIII ao XX durante a Semana EMESP Elas & Delas 2024.

Repertório

Reflexos
Música de Mulheres Compositoras para canto e piano.

Isabella Collbran (1785 – 1845)
Povero cor, tu palpiti

Maria Malibran (1808 – 1836)
Il mattino

Fanny Mendelsohn (1805 – 1847)
Schwanenlied

Josephine Lang (1815-1880)
Ach, ich denke, ach, ich senke

Clara Schumann (1819-1896)
Er ist gekommen, im Sturm  Regen

Helza Cameu
Confidência

Babi de Oliveira
Caboclo do Rio

Georgina Mongruel
Canção

Pauline Viardot (1821-1910)
Hai Luli

Louise Heritte-Viardot (1841-1918)
Sehnsucht

Lili Boulanger (1893-1918)
Reflets

Nadia Boulanger (1887-1979)
Cantique

Ficha Técnica

MARÍLIA VARGAS

Uma das mais ativas e respeitadas sopranos de sua geração, Marília Vargas divide seu tempo entre o ensino, a preparação vocal de coros, e sua carreira de concertos. Com mais de 20 álbuns gravados, realizou também inúmeras gravações para rádio e TV brasileiras e europeias. Sua intensa atividade musical nas últimas temporadas inclui concertos com diferentes orquestras e formações de câmara.

Em 2021 estreou no papel titulo da ópera Alcina de Händel no Theatro São Pedro, e encerrou a Temporada do Theatro Municipal de São Paulo, como solista nas Vésperas de Monteverdi. Na Temporada 2022 do Theatro São Pedro, estreou o papel título de La Serva Padrona e Livietta e Tracollo; foi Diane, na ópera Actéon, na série Ópera Fora da Caixa do Theatro Municipal de São Paulo; e estreou o Auto da Compadecida – a ópera, com a Orquestra Ouro Preto. Em 2023 abriu a temporada lírica do Theatro São Pedro com a ópera Dido e Enéas de Purcell, seguiu em tournée com a Orquestra Ouro Preto por diversas capitais do Brasil, além de concertos em diversas formações, com destaque para um programa dedicado às mulheres compositoras, que circulou por cidades do estado de São Paulo através do edital de circulação do Proac.

Marília Vargas é professora de Canto Barroco e Canto Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo e preparadora vocal do Coral Jovem do Estado. É também professora de Canto Lírico da Escola Municipal de Música de São Paulo, preparadora vocal do Coral Jovem do Instituto Baccarelli em São Paulo, e professora convidada da Academia do Neojiba, em Salvador. Em março de 2024 estreia seu primeiro programa na Rádio Cultura FM, Mater Música – um panorama das mulheres compositoras através dos tempos.

MICHIKO LICCIARDI

Michiko Tashiro Licciardi nasceu no Japão, estudando piano em seu país natal, EUA e Alemanha, onde residiu por 11 anos. Durante sua permanência na Alemanha, estudou na Escola Superior de Música de Colônia, concluindo sua graduação e mestrado. Participou de diversos masterclasses e ganhou prêmios como pianista e camerista. Em 2014, ingressou como professora de piano e correpetidora concursada na Musikschule Bochum onde permaneceu até meados de 2018, ano em que se mudou para o Brasil. Desenvolve atualmente um extenso trabalho como professora e acompanhando diversos instrumentistas em concertos, recitais e concursos, além de participar de grupos de música de câmara em diversas formações. Atualmente é professora da Academia de Ópera do Theatro São Pedro/Emesp, Instituto Fukuda e integrante do Trio Elisa Fukuda.

Data: 04/03/2024

Horário: 13:45

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.