Santa Marcelina Cultura

MENU

Recital Clara Schumann – Semana Elas & Delas 2024

No dia 7 de março, às 12h, será apresentado o recital Clara Schumann – Piano Trio Op. 17 no Auditório Zequinha de Abreu, com participação de Helena Picazzio (violino), Bruno William (violoncelo) e Liliane Kans (piano).

A atividade faz parte da programação da Semana EMESP Elas & Delas 2024.


Helena Piccazio

A paulistana Helena é violinista, membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo desde 2014. Apresentou-se em diversas orquestras e festivais internacionais, entre as quais a Jeunesses Musicales World Orchestra em turnês de 2005 a 2007 (China e Europa), Orquestra da Academia do Festival de Lucerna (Suíça) de 2007 a 2009 sob a direção artística e regência de Pierre Boulez. Em 2009, mudou-se para a Itália onde se aperfeiçoou com Dora Schwarzberg e seu assistente Adrian Pinzaru na Accademia di Musica di Pinerolo e participou da Orchestra dell’Accademia di Pinerolo. No mesmo período, integrou a orquestra de ópera do Teatro Regio di Parma (Itália). No Brasil, fez turnês com a Companhia Brasileira de Ópera e colaborou com a Orquestra Sinfônica da USP. Em 2021 concluiu o mestrado pela ECA-USP.

Nesse percurso teve a felicidade de colaborar com artistas internacionalmente conceituados como Swingle Singers, Lorin Maazel, Oleg Caetani, Boris Belkin, Barbara Frittoli, Naná Vasconcelos, Yuri Temirkanov e Dora Schwarzberg.

Além da Academia do Festival de Lucerna, a experiência com música contemporânea inclui o New Music Festival at Lynn University, gravação do CD Sobreluz, da Camerata Aberta, estreias de peças, como “What About You?” de Lewis Nielson, em Nova York e “(P)Ergo” e “Reinventio” de Alexandre Lunsqui, em São Paulo e participações como solista convidada do Grupo de Música Contemporânea da EMESP e solista do concerto para Violino e Orquestra de Percussão de Lou Harrison na série de música contemporânea da CPFL Campinas 2016. É idealizadora e fundadora do grupo Baderna Moderna, voltado à música contemporânea e suas relações com outras artes e abordagens.

Helena também é professora de violino e música de câmara na EMESP Tom Jobim e autora do Papo de Violinista, blog onde publica traduções, artigos e entrevistas sobre a atividade musical.

Liliane Kans

Pianista natural de São Paulo, apaixonou-se pela música de câmara logo nos primeiros anos de universidade, nas aulas dessa disciplina ministradas pelo violoncelista alemão radicado no Brasil, Peter Dauelsberg. Desde então forma um duo com o violinista Fábio Chamma e exerce intensa atividade camerística nas mais diversas formações instrumentais, de duos a quintetos. No seu contínuo interesse por novos desafios e parcerias pautados pela troca de experiências, nasceu o duo com Alberto Kanji, principalmente pela paixão em comum pela “música historicamente informada”. Lançaram então em 2014 o CD “Beethoven – Sonatas op.05 e Variações WoO46”,  gravado com instrumentos de época.Começou a estudar piano ainda na infância, com Ilza Antunes. Posteriormente teve também como professores, Daisy de Luca e Beatriz Balzi, esta última na Universidade Estadual Paulista (UNESP) onde se graduou. Foi convidada a estudar na classe de Dalia Ouziel no Conservatório Real de Mons na Bélgica e em seguida contemplada com bolsa de estudos da CAPES para o curso de Especialização em Piano e Música de Câmara no Conservatório Real de Antuérpia na classe da pianista Eliane Rodrigues e do violinista Jerrold Rubenstein.

Continuamente no âmbito da música de câmera, participou de inúmeros festivais no Brasil aperfeiçoando-se com professores como Menahem Pressler, Julian Rachlin, Dmitry Sitkovetsky, Wilfried Strele, Manfred Preis, e mais recentemente com Simon Standage e Malcolm Bilson, se aperfeiçoando em fortepiano e música de câmara na Sopron Early Music Days, na Hungria. Como solista, foi premiada com o primeiro lugar em diversos concursos, entre outros, o Prêmio Armando Prazeres do Concurso para Jovens Solistas no Rio de Janeiro. Atuou como pianista convidada da Camerata Fukuda em São Paulo e foi solista de diversas orquestras, como a Orquestra Petrobrás Pró Musica do Rio de Janeiro sob a direção de Roberto Tibiriçá.

Seu novo campo de ação camerístico é a execução da música composta no período pré-clássico e clássico, instigada pela descoberta de novas possibilidades de interpretação que o fortepiano pode trazer e também pelo som único do instrumento. Resolveu trabalhar na pesquisa e execução de “música de época” e adquirir um fortepiano modelo Stein 1784, réplica construída por Cesar Guidini no Brasil. Esse é um dos poucos fortepianos do Brasil. É, atualmente, professora da Emesp.

Bruno William

Teve o seu primeiro contato com o violoncelo aos treze anos na Fábrica de Cultura Vila Curuçá sob o ensino da professora Thais Duarte e deu sequência aos estudos mais tarde ingressando na EMESP – Tom Jobim, sob a orientação da professora Vana Bock. Em 2018 ingressou na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo(OJESP), na qual foi bolsista por dois anos. Deu início a sua carreira acadêmica em 2020, quando ingressou na USP – campus Ribeirão Preto, sob a orientação do professor André Micheletti. Seguiu sua graduação ingressando na Universität für Musik und Darstellende Kunst Graz, Àustria, sob a orientação do professor Julian Arp, com quem estuda atualmente. Durante sua formação participou de masterclasses com violoncelistas renomados, tais como Diana Ligeti, Roman Garioud, Ophélie Gaillard, Benedict Klöckner e Leonard Elschenbroich. Támbem foi selecionado como bolsista de grandes festivais como Chloé Trevor Music Academy, no Texas, Ilumina Festival, Neuberg and der Mürz, na Áustria, e participou em três edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Em 2022 foi convidado como artista do projeto Ilumina para participação no Luzern Festival, Suíça. Participou como solista em festivais e concursos tais como Jovens Solistas Aldo Parisot 2021, no qual recebeu Menção Honrosa, Ursula Grill Wettbewerb, Àustria, no qual foi finalista, Festival OJA, no qual foi bolsista em duas edições e pode performar como solista em ambas, também tocando o Concerto Duplo de Brahms para violino, violoncelo e orquestra. Támbem como solista, foi convidado a participar da masterclass de regência do professor Marc Piollet, em Szombathely, onde performou o concerto para violoncelo e orquestra de R. Schumann a frente da Orquestra Sinfônica da Savaria. Além de um forte interesse pela música de câmara, também é um entusiasta da música contemporânea e em 2023 teve a oportunidade de fazer parte da estreia austríaca da ópera moderna Denis&Katya composta por Philip Venables para mezzo-soprano, tenor e quatro violoncelos.

Repertório

Clara Schumann – Piano Trio Op. 17

Data: 07/03/2024

Horário: 12:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.