Santa Marcelina Cultura

MENU

Palestra Uma Pedagogia do Fluxo para a Performance Musical

No dia 19 de junho, às 14h30, o violoncelista, pesquisador e educador musical Abel Moraes vai apresentar a palestra Uma pedagogia do fluxo para a performance musical na sala 604 da EMESP. Teorizado por M. Csikszentmihalyi na década de 1970, o estado de fluxo é um estado ideal de consciência que possibilita altos níveis de motivação, engajamento e realização pessoal. Investigado em diversas áreas e atividades humanas, o fluxo tem mostrado grande potencial para aliar desenvolvimento pessoal com o aprimoramento da qualidade das atividades envolvidas.

Na área da música, pesquisadores e educadores têm buscado aliar esses benefícios nas atividades de ensino/aprendizagem e no aprimoramento da performance musical. Em fase final de conclusão, a pesquisa de doutorado deste autor vem demonstrando as possibilidades de indução do fluxo em aulas e workshops de performance para estudantes instrumentistas. A palestra apresentará as estratégias de indução de fluxo desenvolvidas e utilizadas na pesquisa.

Abel Moraes é violoncelista, pesquisador e educador musical com especialização na Escola de Música da UFMG e mestre pela Thames Valley University de Londres. Como músico profissional, atuou por mais de vinte anos como instrumentista de orquestra e camerista, tendo se apresentado pelo Brasil e no exterior (EUA e UK). Participa regularmente como palestrante e professor convidado em festivais, escolas de música e universidades de vários Estados brasileiros. Possui publicações nas áreas da educação musical, didática do ensino instrumental em grupo, didática e psicologia da performance musical. Atualmente, é doutorando do programa de pós-graduação da Escola de Música da UFMG, investigando as possibilidades de indução de estado de fluxo na performance musical.

Data: 19/06/2018

Horário: 17:30

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.