Santa Marcelina Cultura

MENU

Palestra Mulheres Líricas Negras – Semana Elas & Delas 2024

No dia 5 de março, a soprano Edna D’Oliveira apresentará a palestra Mulheres Líricas Negras no Auditório Zequinha de Abreu, durante a Semana EMESP Elas & Delas 2024.

Será abordada a história dos negros escravos na produção e participação da música erudita brasileira a partir do processo de colonização do Brasil até os tempos atuais, assim como o processo da participação e invisibilização das cantoras líricas negras brasileiras.

Ficha Técnica

EDNA D’OLIVEIRA
Um dos mais importantes sopranos na cena lírica brasileira, aclamada por suas interpretações de Villa-Lobos, especialmente das Bachianas Brasileira nº 5 e das Canções da Floresta do Amazonas, interpretando estas obras no Brasil e no festival Brazilian Classics do Arhst Center of Miami. Participou de especialização em Canto com Alex Ingram e Lionel Friend na English National Opera em Londres. Participou de vários festivais internacionais plea Europa, EUA, Argentina, Chile e Brasil. Solista de sucesso em óperas como Porgy and Bess, Andrea Chenier, Falstaff, A Víuva Alegre, Rigoletto, A Flauta Mágica, Elisir d´Amore , dentre outras. Participou de várias edições do Festival Amazonas de Ópera em Manaus e Belém do Pará. Na Alemanha fez cursos de Lied e realizou concertos de Música Erudita Brasileira. Vencedora do prêmio Carlos Gomes como a melhor cantora solista. Solista convidada nas temporadas de concertos sinfônicos com a OSESP e várias orquestras pelo Brasil. Convidada pelo Atelier Chorale de Genebra, Suiça, para interpreter e gravar a Missa Crioula de Ariel Ramirez em Genebra em Maio de 2018. Em 2019 foi Monisha na ópera Tremonisha de Scoth Joplin e participou da montagem sob direção de Miguel Falabella da A Viúva Alegre, no Theatro Municipal de São Paulo.

Em 2020 fundou juntamente com outros artistas negros o Festival UBUNU Vocalis, voltado para o público de cantores líricos negros. Em 2021 abriu a temporada lírica do Theatro São Pedro com a orquestra do teatro sob regência de Ligia Amadio e da abertura da Oficina de Curitiba. Desenvolve também um projeto de pesquisa das Cantoras Líricas Negras Brasileiras e é Bacharel em Fonoaudiologia. Professora de Canto na Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo e na Escola de Música Tom Jobin(EMESP), onde desenvolve um projeto pedagógico vocal com crianças e jovens. Convidada para ministrar aulas de canto e fisiologia da Voz em diversas universidades, incluindo USP, UNICAMP e outras.

Data: 05/03/2024

Horário: 16:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.