Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Uma noite de ópera no Guri Santa Marcelina

22 de outubro de 2008

630 guris aplaudiram a comédia Gianni Schicchi de Giacomo Puccini

Guris aplaudem a óperaUma noite, um teatro, uma ópera e 630 crianças apreensivas: afinal, o que elas veriam ao apagar das luzes?

Foi neste tom que alunos do Guri Santa Marcelina assistiram ao ensaio geral da ópera cômica Gianni Schicchi de Giacomo Puccini, na última terça-feira, dia 21 de outubro, no Theatro São Pedro. Para muitas, esta foi a primeira oportunidade de assistir a uma ópera de perto e, o melhor, com os seus professores de música atuando no palco ou no fosso junto à orquestra.

Emiliano Patarra, coordenador pedagógico do Guri e também regente e diretor artístico do espetáculo, abriu a noite falando o que é uma ópera e passando para os alunos um breve resumo do que veriam a seguir. Catarina, a cantora dançarina aspirante à musicista, também apareceu e contou a história do Theatro São Pedro.

Na platéia, Fabiola Cilene Lopez (9), aluna do curso de Iniciação do pólo Santa Clara e São Francisco de Assis, era só alegria, “já estou feliz só com isso”, a estudante apontou para o folheto com o programa da ópera, distribuído para todos os guris.

Eis que soa o último sinal e o espetáculo começa. A ópera inicia com a morte de Buoso Donati e toda a história giraGianni Schicchi em torno de sua herança. Em testamento, Buoso entregou toda a sua fortuna para um convento. A família, extremamente inconformada, chama Gianni Schicchi, um grande jurista, para reverter tal situação. Schicchi sugere que o testamento seja refeito e, para isso, ele fingiria ser Buoso: “chame o tabelião e diga que a saúde de Buoso Donati piorou e que deseja refazer o seu testamento”. E assim foi feito. Mas Gianni Schicchi pegou a família de Donati de surpresa, afirmando ao tabelião que deixaria a maior parte da fortuna para o “amigo Gianni Schicchi”.

A história rendeu gargalhada na platéia e muitos aplausos. Bianca dos Santos (12), aluna de violão no Rosa da China simplificou o espetáculo em uma palavra: “excelente!” e elegeu os cantos em coro como os melhores momentos da ópera. Joseane Maria da Silva (12), aluna de violino do São Rafael, saiu do teatro já pensando na próxima: “estou ansiosa para ver outras óperas”. E nós também!

 

 

Elenco do espetáculo Gianni Schicchi