Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Um grupo para lá de afinado

19 de março de 2013

Desde fevereiro os Grupos Infantis e Juvenis ensaiam para a temporada 2013 que começa em junho. São cerca de 390 alunos em dez grupos musicais.

Quem acompanhou o primeiro dia de atividade dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri no Centro Cultural Oswald de Andrade, em 23/2, sentiu a força e tamanho que o projeto ganhou nos últimos anos. De apenas dois grupos em 2009 – Coro e Banda Sinfônica Infanto-Juvenil – e cerca de 100 alunos, entramos em 2013 com 390 alunos divididos em dez grupos musicais: Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Sinfônica Juvenil, Camerata de Violões Infanto-Juvenil, Coral Infantil, Coral Infanto-Juvenil, Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, Big Band, Regional de Choro e Coral de Familiares. 

Durante o ano estão previstas 32 datas de ensaios e 60 concertos, cerca de seis para cada grupo, além de master classes com importantes profissionais. Os ensaios continuam acontecendo em sua grande maioria, aos sábados, no prédio da EMESP Tom Jobim e no Polo Júlio Prestes. Todos os alunos aprovados nas audições e que frequentam regularmente os ensaios contam com vale transporte e alimentação. 

Aprendizado
A expectativa de muitos dos novos integrantes dos grupos é ampliar o aprendizado e as referências musicais que recebem nos polos de ensino, como explica Maria Isabel Galdino, 15 anos, aluna de flauta no CEU Jambeiro desde 2008. Estreando na Banda Sinfônica Juvenil, Maria Isabel conta que queria muito participar dos grupos por conta do “bom nível das músicas tocadas, um desafio para quem está estudando”. 

Outros comemoraram o retorno ao grupo como é o caso de Camila Lima, 16 anos, aluna de canto do Polo CEU Vila Curuçá. Camila participou do Coral Infanto-Juvenil em 2009 e 2010 e retornou aos grupos depois de dois anos. “Espero muita coisa, quero adquirir experiência na música, me esforçar e ter uma carreira”, projeta. 

Representação
Com a entrada dos grupos populares – Big Band e Regional de Choro – e do Coral de Familiares, formado pelos pais dos alunos que integram os Grupos, todos os cursos oferecidos pelo Programa nos Polos têm sua representação nas formações Infantis e Juvenis. 

O Regional de Choro trouxe, inclusive, uma novidade: comandado pelo professor Santiago Steiner, o grupo ensaia às sextas-feiras na EMESP Tom Jobim. Tendo um núcleo formado por três alunos de cavaco, o grupo é aberto à participação dos estudantes de percussão, flauta, clarinete, saxofone e violão que integram as outras formações. Segundo Santiago, a proposta é trabalhar “a improvisação, ampliando as possibilidades musicais para os alunos” sintetiza. 

Ricardo Appezzato, coordenador pedagógico do Programa Guri, explica que neste ano, como em 2012, o projeto conta com a participação de regentes convidados, como Monica Giardini, que comandará a Banda Sinfônica Juvenil no primeiro semestre. Segundo Ricardo, também estão sendo estudados nomes que acompanharão a Orquestra Sinfônica numa temporada de ensaios e concertos que deve acontecer provavelmente em julho. “Queremos profissionais de destaque para conviver com nossos alunos com o objetivo de orientar e passar muito conhecimento”. 

Outro ponto alto da temporada será o lançamento do CD do Coral Infanto-Juvenil, o primeiro resultado fonográfico em cinco anos de Programa Guri. A obra foi gravada em dezembro, está em fase de mixagem e deve ser lançada em junho, na abertura da temporada do Coro. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.