Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Jovem recebe músicos do Conservatório de Paris

29 de março de 2019

Em abril, a Orquestra Jovem do Estado – grupo ligado à Emesp Tom Jobim –, receberá alunos do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris para um intercâmbio artístico-pedagógico de uma semana. Também desembarcam no Brasil o regente e compositor francês Bruno Mantovani, diretor do Conservatório, e o pianista Denis Pascal, professor da instituição.

Os jovens músicos brasileiros e franceses vão participar de ensaios, aulas e concertos, com apoio do Instituto Francês do Brasil e do Consulado Geral da França em São Paulo. A programação dos dias 3 e 4 de abril será no CEU Alvarenga e no CEU Vila Curuçá, ambos localizados na zona leste da cidade de São Paulo. Nessas datas, bolsistas da Orquestra Jovem e alunos do Conservatório vão apresentar concertos de música de câmara didáticos para crianças e adolescentes do programa Guri Capital e Grande São Paulo.

No fim de semana, nos dias 6 e 7 de abril, o regente francês Bruno Mantovani vai comandar a Orquestra Jovem do Estado e músicos do Conservatório de Paris na Sala São Paulo e no Sesc Itaquera, com participação do pianista Denis Pascal, que atuará como solista. Serão interpretadas obras de Dutilleux, Ravel, Debussy e Varèse. Mais informações em www.emesp.org.br/eventos

Bruno Mantovani volta a reger a Orquestra Jovem do Estado após elogiados concertos na temporada 2017, que também contaram com a participação de alunos do Conservatório. A passagem atual da turma de Paris por São Paulo marca os 10 anos da parceria entre a Santa Marcelina Cultura e o Conservatório de Paris, iniciada em 2009, ainda no Festival de Campos do Jordão.

Foi a partir do intercâmbio de ideias com o Conservatório de Paris que a Santa Marcelina Cultura desenvolveu e implantou uma extensa reformulação no plano pedagógico da Emesp Tom Jobim, transformando a escola em uma das principais instituições de ensino de música do Brasil.

Atualmente, a parceria com o Conservatório de Paris é um dos principais intercâmbios mantidos pela Santa Marcelina Cultura com instituições internacionais – mais de 30 músicos da instituição francesa e cerca de 70 professores da Emesp Tom Jobim e do Guri Capital e Grande São Paulo participaram de atividades artístico-pedagógicas no Brasil e na França nesses 10 anos.

Concerto de música de câmara no CEU Perus com músicos do Conservatório de Paris | 2017

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.