Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Mestres no Minifestival de Violões

13 de abril de 2010

Passaram pelo auditório da Tom Jobim EMESP mestres do instrumento mais popular do país como Marco Pereira, Paulo Bellinati e o mineiro Weber Lopes

Paulo Bellinati e o mineiro Weber LopesTrês dos maiores violonistas brasileiros passaram pela Tom Jobim EMESP em abril para apresentar aos alunos da escola suas técnicas e contar um pouco das experiências vivenciadas na carreira.

No dia 6, Marco Pereira, violonista, arranjador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou o workshop Técnicas de Composição e Arranjo, que abordou a elaboração de arranjos instrumentais para violão. Pereira também abordou sua pesquisa sobre as características rítmicas de vários estilos musicais da cultura popular brasileira como o maracatu, coco, baião e a chula, todos ligados às tradições nordestinas, que estão presentes em seu livro Ritmos Brasileiros.

Marco Pereira, que teve aulas com Isaías Sávio e foi arranjador de vários cantores brasileiros, contou casos e passagens de sua vida profissional ao lado de importantes compositores da música popular brasileira como Edu Lobo e Milton Nascimento.

Virado

No dia 8, Paulo Bellinati e Weber Lopes abordaram o processo de criação para violão enquanto apresentaram as músicas do CD Virado, uma parceria com composições dos dois instrumentistas de gerações e influências diferentes.

Bellinati contou aos alunos presentes que começou sua carreira tocando em bandas e chegou a fazer várias viagens entre Santos e Manaus em navios, fazendo apresentações. “Foi depois que comecei a compor, quando já estava na Europa, influenciado pelos ritmos brasileiros que conheci nessas viagens”. Já Weber Lopes apontou a influência dos compositores mineiros ligados ao movimento Clube da Esquina e das tradições religiosas e da cultura popular de Minas Gerais no seu processo criativo.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.