Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Juilliard School está no Brasil para atividades junto ao Programa Guri

15 de junho de 2012

É o terceiro ano que a escola vem ao Brasil em parceria com a Santa Marcelina Cultura

A Juilliard School, um dos mais importantes conservatórios de música do mundo, está no Brasil entre os dias 10 e 22 de junho realizando agenda de intercâmbio cultural com a Santa Marcelina Cultura. A programação está dividida em três partes: concertos didáticos; shows nas comunidades e master classes para alunos e professores. Esse é o terceiro ano de parceria entre as duas instituições.

Para o coordenador pedagógico do Guri, Ricardo Appezzato, “um dos principais objetivos da parceria é reunir a excelência de ensino musical da Juilliard School com a experiência sociopedagógica que o Programa Guri desenvolve desde 2008”. A experiência, segundo ele, é uma via de mão dupla pois enriquece a formação dos jovens brasileiros e dos músicos da Juilliard. “É uma ótima oportunidade para os alunos da Orquestra de Cordas ensaiar e se apresentar com músicos de uma instituição que é referência mundial”, diz.

A percepção de que as duas partes ganham com o trabalho é compartilhada pelos integrantes do quinteto. “Estou amando tocar com esses adolescentes. Eles têm muita energia, é impressionante. É um grande aprendizado”, observou a violinista Emma Sutton, 25, formada pelo Instituto de Música de Cleveland.

O diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura Paulo Zuben, instituição que faz a gestão do Guri, afirmou, em entrevista à rádio Cultura, que a metodologia e a visão artística da Juilliard são dois pontos importantes a serem utilizados como referência nos projetos artístico-pedagógicos.

Apresentações

No começo da semana, alunos dos CEU´s Butantã, Perus e Três Lagos puderam assistir às peças de música clássica tocadas pelo Quinteto. Depois disso, os músicos da Juilliard fizeram uma bateria de ensaios com os Guris nos dias 13, 14 e 15 como preparação para duas apresentações durante o final de semana com a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, sábado e domingo, no CEU Três Lagos e no Tucarena, respectivamente.

Os dois concertos trazem ao público um repertório diversificado. Na abertura, a peça Tollite Hostias, do francês Camille Saint-Saëns, criado originalmente para coral e adaptado para orquestra de cordas. Em seguida, os grupos apresentarão The Evil Eye and the Hideous Heart, de Alan Lee Silva. O encerramento fica por conta da obra clássica Eine Kleine Nachmusik, de Mozart.

Os grupos infantis e juvenis são uma realização do Ministério da Cultura (lei de incentivo à Cultura) e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura. Contam com o patrocínio do Banco Safra, da ISA-CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e do apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos da América.

Serviço
Orquestra de Cordas do Guri e Quinteto de Cordas da Juilliard School

Data: 16 de junho, sábado
Horário: 15h
Local: CEU Três Lagos
Endereço: Estrada Barro Branco, s/nº – Grajaú – São Paulo
Faixa Etária: livre
Gratuito

Data: 17 de junho, domingo
Horário: 11h
Local: Teatro Tucarena
Endereço: Rua: Monte Alegre, 1024  – Perdizes – São Paulo
Capacidade: 200 lugares
Faixa Etária: livre
Gratuito
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.