Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Jornada de capacitação reflete Paulo Freire

28 de junho de 2011

Atividade reúne os colaboradores do programa nos dias 4, 5 e 6 de julho, na FASM Itaquera para discutir o legado freireano no Projeto Político Pedagógico do Guri

O Guri realiza, nos dias 4, 5 e 6 de julho, na Faculdade Santa Marcelina de Itaquera, a continuidade da Jornada de Capacitação 2011. O evento reunirá todos os colaboradores do programa para discutir seu projeto político pedagógico. Dividido em duas partes nesse ano, a primeira fase da jornada aconteceu em fevereiro quando a professora da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP, Ana Maria Saul fez palestra sobre a vida e obra do educador brasileiro, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho em torno de uma educação popular e emancipadora, que ele denominou Pedagogia do Oprimido.

Nesta segunda fase da capacitação, palestras, mesas de diálogos e trabalhos em grupo abordarão o Projeto Político Pedagógico do Guri sob a luz da obra de Paulo Freire. Os colaboradores do programa também conhecerão experiências de projetos que buscam a autonomia do indivíduo e o desenvolvimento de uma visão social crítica por parte da comunidade, como no caso do Observatório de Favelas no Rio de Janeiro e do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) em Minas Gerais. Convidados para falar dessas experiências, o sociólogo Jailson de Souza, criador do Observatório e Tião Rocha, antropólogo e educador popular, fundador do CPCD.

Segundo a coordenadora social do Guri, Marta Bruno, os novos colaboradores do programa ainda não passaram por um momento como este, de reflexão e análise do projeto político pedagógico do Guri. “Nossa meta com essa capacitação é dar continuidade a tudo o que já refletimos, com foco na educação, alinhando conceitos e possibilitando um contato efetivo com a pedagogia social que aplicamos no dia-a-dia”, explica.
Segundo Marta, o programa contou com uma grande expansão nos seus quadros desde o segundo semestre do ano passado quando passou a gerenciar 30 novos polos. Atualmente o Guri conta com 50 polo de ensino na Região Metropolitana de São Paulo.

Música e cultura popular
A capacitação também refletirá a produção musical, principalmente a interseção entre música e cultura popular. Para tratar do tema o Guri convidou o músico Paulo Dias, fundador do Grupo de Danças Populares Cachuera!, um dos mais importantes centros de pesquisa e de difusão da manifestação da cultura popular em São Paulo. Os repentistas Sebastião Marinho e Luzivan Mathias farão uma apresentação para ilustrar o debate.

Grupos Infanto-juvenis
Outro momento importante na capacitação será a apresentação dos Grupos Infanto-Juvenis para os participantes. Em seu segundo ano de atividades, Coral, Banda Sinfônica, Orquestra de Cordas e Camerata de Violões se tornaram importantes ferramentas pedagógicas no processo de formação dos alunos do Guri. Principalmente para aqueles que desejam iniciar um caminho na vida profissional de músico. Os grupos se apresentação nos intervalos das atividades da Jornada.

 Veja a programação completa

 4 de julho

AUDITÓRIO
9h30 |Abertura
10h15 |Mesa de diálogo
O Projeto Político Pedagógico do Guri e o legado freireano
Marta Bruno, coordenadora social do Guri e Yara Caznok, professora do Instituto de Artes – Unesp
11h20 |Orientações sobre os estudos dos Círculos de Cultura
12h30 |Coral Infanto-Juvenil do Guri

12h30 | ALMOÇO

SALAS DA FASM ITAQUERA
14h |Círculos de Cultura: saberes necessários para a prática educativa

5 julho

AUDITÓRIO
9h30 |Plenária
Apresentação das sínteses das discussões dos Círculos de Cultura
11h |Intervalo para café
11h15 |Fechamento dos estudos sobre os Círculos de Cultura
Matriz necessária para uma educação emancipadora.
Profª Drª Ana Maria Saul – PUC/SP

TEATRO BIRAGUI
12h30 |Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri

13h | ALMOÇO

AUDITÓRIO
14h | Mesa de diálogo
Cidadania cultural. Cultura e produção local
Jailson de Souza, criador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro
Tião Rocha, educador popular, criador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) em  Minas Gerais

TEATRO BIRAGUI
17h – Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri

6 julho

AUDITÓRIO
9h | Palestra: Música e Cultura Popular
Paulo Dias, músico, fundador do Grupo de Danças Populares Cachuera!
10h30 | Intervalo para café

12h30 | ALMOÇO

AUDITÓRIO
14h | Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri.
16h | Encerramento com repentistas Sebastião Marinho e Luzivan Mathias

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.