Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guri e Sage Gateshead: segundo ano de parceria

04 de outubro de 2013

Na próxima segunda-feira, 7/10, tem início uma série de atividades destinadas a diferentes públicos: professores, alunos, comunidade de músicos profissionais, formadores de políticas públicas, produtores culturais, entre outros 

O Guri, programa de formação musical do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura, gerido pela Organização Social Santa Marcelina Cultura, e o Sage Gateshead, por meio do British Council, realizam, desde 2010, um intercâmbio muito especial por meio do qual vêm trocando experiências focadas na inclusão sociocultural e na excelência em educação musical. 

Depois de visitas institucionais realizadas pela diretoria de ambas as instituições nos primeiros anos, em 2012, cinco educadores do Sage Gateshead realizaram uma série de workshops, master classes, cursos e concertos em São Paulo. Durante a primeira fase do intercâmbio alguns temas emergiram e se tornaram o fio condutor de assuntos de interesse ao longo de toda a cooperação institucional, tais como currículo e pedagogia, aprendizagem e ensino formal e informal, desenvolvimento profissional para os professores de música, inclusão e acessibilidade, pedagogia social, entre outros.

Completando as atividades do primeiro ano da parceria, em maio de 2013 oito educadores do Guri visitaram diversos programas educacionais geridos pelo Sage Gateshead, no nordeste da Inglaterra, e dentre as atividades desenvolvidas, participaram de dois seminários e de uma conferência dirigidos aos educadores musicais, partilharam aulas e ensaios com os músicos ingleses e ministraram workshops de música brasileira.

Agora, de 5 a 19 de outubro de 2013, será dado mais um passo fundamental no estreitamento e aprofundamento dessa parceria: o Guri receberá dez professores do Sage Gateshead. Serão duas semanas com workshops de música folk para canto e instrumentos, Seminário de Regência Coral, Encontro de Pedagogia Musical Social, ensaios com o Coral Juvenil e o Coral Infantil do Guri, oficinas de desenho, rodas de conversa, entre outras atividades.

A programação inclui ainda duas apresentações do grupo musical formado pelos professores do Sage Gateshead na série Horizontes Musicais, além de um concerto com os Corais Infantil e Juvenil do Guri, sob regência dos professores ingleses, que acontece dia 19 de outubro, às 15h, no Pateo do Collegio, celebrando a primeira fase do segundo ano da parceria. 

As atividades deste intercâmbio estão inseridas no programa de cooperação firmado entre as duas instituições, que tem duração de, pelo menos, quatro anos e cujo interesse assenta-se na atividade vocal e nos trabalhos coletivos para a inclusão sociocultural. A parceria também integra as atividades do British Council Transform, programa de artes que tem como objetivo desenvolver o diálogo artístico entre o Reino Unido e o Brasil entre 2012 e 2016.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.