Santa Marcelina Cultura

MENU

Recital Duo Monczak-Cesetti, piano e violino

No dia 17 de outubro, às 18h, o Duo Monczak-Cesetti apresenta recital de piano e violino no Auditório Zequinha de Abreu. Antes do concerto começar, às 17h, a musicóloga Ewa Monczak apresentará uma palestra pré-concerto.

Atividade gratuita e aberta ao público realizada em parceria com Casa Sanguszko de Cultura Polonesa, Fundacja Ars Activa e Adam Mickiewicz Institute.

Mariusz Monczak, violino
O violinista polonês Mariusz Monczak estudou em Nova Iorque e Montreal, concluindo seu doutorado pela Université de Montréal sobre a música para violino de Karol Szymanowski. Já apresentou-se em diversas salas renomadas, como o Avery Fischer Hall do Lincoln Center (Nova Iorque), o Place des Arts (Montreal), o Union Hall (Rotterdam) e a Sala do Conservatório de Moscou. Como solista e camerista, tem se apresentado com várias orquestras: Montreal Chamber Orchestra, Young Virtuosi of Montreal, Nouvel Ensemble Moderne, Concordia Symphony Orchestra, Brandenburg Symphony Orchestra, Amadeus Polish Radio Chamber Orchestra e as orquestras de Zielona Góra, Bialystok e Torun. Tem colaborado com importantes músicos e compositores contemporâneos, como Henryk Mikolaj Gorecki, Krzysztof Penderecki, Denis Gougeon, André Prévost, entre outros. Fez várias estreias mundiais, várias das quais gravadas pelas estações Radio Canada e CBC2 de Toronto. Suas gravações foram lançadas pelos selos SNE, Concordia Records, Castalia e Dux. Diretor Artístico da Fundacja Ars Activa, Mariusz Monczak é o fundador de diversos festivais de música no Canadá e na Polônia.

Durval Cesetti, piano
Descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal), Durval Cesetti é professor da Escola de Música da UFRN. Completou o seu doutorado na McGill University, instituição na qual também fez o seu mestrado e o seu bacharelado, tendo estudado com Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier, Eugene Plawutsky e Neusa França. Concertos recentes incluem recitais em Pequim e Tianjin (China), Nova Iorque (EUA), Limerick (Irlanda), Wroclaw (Polônia), Toronto, Kitchener, Montreal e London (Canadá), São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Apresentou-se como solista com diversas orquestras no Brasil e no Canadá, sob a direção dos maestros André Muniz, Elena Herrera, Juan Paulo Gómez, Kirk Trevor, Jean-Michaël Lavoie e Linus Lerner e, como camerista, colabora frequentemente com músicos de grande renome intenacional. Retornou a Montreal em 2015 como bolsista pós-doutoral da CAPES, atuando como Visiting Fellow da McGill University por um ano. Em 2016, a convite da Fundacja Ars Activa, participou de recital de música polonesa no Carnegie Hall e, neste mesmo ano, recebeu o título de Professor Visitante Honorário do Conservatório de Música de Tianjin.

Repertório

3 Mazurkas Henryk Wieniawski (1835-1880)
I. Kujawiak
II. Dudziarz
III. Obertas

Pieśń Dawna Zygmunt Noskowski (1846-1909)

Mythes, op. 30 Karol Szymanowski (1882-1937)
I. La Fontaine d’Aréthuse

Four Seasons Alice Ping Yee Ho (1960-)
Spring
Summer
Autumn
Winter

Sonata n. 4 Claudio Santoro (1919-1989)
I. Allegro
II. Lento
III. Allegro

Oberek n. 1 Grażyna Bacewicz (1909-1969)

 

Data: 17/10/2019

Horário: 18:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca