Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Jovem do Estado com Fabio Mechetti

A Orquestra Jovem do Estado recebe o maestro Fabio Mechetti regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Pela primeira vez à frente do grupo, ele rege os 90 bolsistas no concerto do dia 15 de setembro, domingo, às 16h, na Sala São Paulo, que terá obras de Barber, Mozart e Shostakovich.

Orquestra Jovem do Estado

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico elaborado pela Santa Marcelina Cultura, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo. A Santa Marcelina Cultura convidou Claudio Cruz em 2012 para assumir a direção musical e a regência principal da Orquestra, que hoje apresenta uma marcante identidade sonora, com uma forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. Esse resultado é fruto também da abrangência das atividades pedagógicas propostas, que formam e inspiram os jovens instrumentistas. Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a Orquestra realiza regularmente turnês no exterior. Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a “Sinfonia Fantástica”.

Repertório

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Sinfonia nº 36, Linz

SAMUEL BARBER (1919-1981)
Meditação e Dança da Vingança do balé Medeia
Editor Original: Schirmer
Representante exclusivo: BARRY EDITORIAL (www.barryeditorial.com.ar)

DMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975)
Sinfonia nº 1
Editor Original: DSCH-Kompositor
Representante exclusivo: BARRY EDITORIAL (www.barryeditorial.com.ar)

Sobre o(a) regente

Fabio Mechetti, regente convidado

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Minas de Gerais desde sua criação em 2008. Foi também regente titular das Orquestras Sinfônicas de Jacksonville, Syracuse e Spokane, da qual é, agora, regente emérito. Foi até recentemente principal regente da Filarmônica de Malásia, tendo sido o primeiro brasileiro a assumir tal posto com uma orquestra asiática. Antes disso foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington, com a qual dirigiu vários concertos no Kennedy Center e no Capitólio americano, e regente residente da Orquestra Sinfônica de San Diego. No Brasil dirigiu a Osesp, a OSB, as orquestras de Porto Alegre, Paraná, Brasilia, Bahia e Goiás, e as Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Data: 15/09/2019

Horário: 16:00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone: (11) 3367-9500

Entrada: Paga

Ingressos: R$ 30 | R$ 15 (meia)

Compre o ingresso online