Santa Marcelina Cultura

MENU

Música de Câmara: Trio com Piano

No dia 10 de dezembro, às 13h, o Trio com Piano da Orquestra Jovem do Estado se apresenta no Theatro São Pedro. Formado por bolsistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, o Trio com Piano apresenta obras de Villa-Lobos e Mendelssohn, e tem como objetivo trazer a música erudita para um ambiente interativo e próximo ao público.

As apresentações têm entrada franca e a bilheteria será aberta ao público para retirada de ingresso uma hora antes da apresentação.

Música de Câmara

Com o objetivo de contribuir com o aprimoramento técnico dos bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, possibilitar outras percepções de inserção no mercado de trabalho, ampliar a visão dos jovens para além das orquestras e levar música de câmara para fora das salas de concertos, a EMESP Tom Jobim desenvolveu o programa Música de Câmara.

Os 40 bolsistas convidados a integrar o projeto estão sendo acompanhados por músicos desde a definição de repertório até os ensaios e as apresentações. Divididos em 10 grupos, os alunos formaram:  dois quartetos de cordas, um quinteto de cordas, um trio (violino, piano e violoncelo), um quinteto de sopros, um quinteto de metais, um quarteto de contrabaixos, um duo de flauta e harpa, um grupo de percussão e um trio de sopros (clarinete, oboé e fagote).

As atividades pedagógicas do programa vão além da formação musical, com disciplinas administrativas e de performance que desenvolvam a habilidade de expressão dos jovens músicos. Cada grupo terá 24 atividades supervisionadas por um professor.

O programa de música de câmara contempla 40 apresentações abertas ao público, que serão realizadas em espaços como teatros, livrarias, asilos, escolas, museus, praças e, até mesmo, em vias públicas. Assim, o programa Música de Câmara da Orquestra Jovem expande não apenas a atuação do grupo, mas também as possibilidades artísticas dos bolsistas, criando um maior vínculo dos jovens com espaços de apresentação, repertórios e públicos.

Repertório

HEITOR VILLA-LOBOS
Trio nº 1

FELIX MENDELSSOHN BARTHOLDY
Trio nº 1

Ficha Técnica

HORÁCIO GOUVEIA – professor responsável

ARIÃ AI YAMANAKA – piano

DIEGO ADINOLFI VIEIRA – violino

ÁUREA DIOVANA CARLOS DOS SANTOS – violoncelo

Data: 10/12/2017

Horário: 13:00

Local: Theatro São Pedro

R. Albuquerque Lins, 207 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Entrada: Franca