Santa Marcelina Cultura

MENU

Coral Jovem do Estado recebe Orquestra Barroca EMESP

Coral Jovem do Estado recebe Orquestra Barroca EMESP na Sala São Paulo, no dia 28 de maio, às 11h, sob regência de Luis Otavio Santos e Tiago Pinheiro, e preparação vocal de Marília Vargas.

Coral Jovem do Estado

O repertório eclético e o dinamismo das apresentações do Coral Jovem do Estado refletem uma proposta artístico-pedagógica que vai além do canto. Pensado de forma a desenvolver integralmente as habilidades dos bolsistas, o projeto trabalha não apenas a voz humana, mas também questões adjacentes de performance e interpretação vocal, como expressão corporal e sensibilidade musical. Reestruturado em 2015, com a chegada do regente titular Tiago Pinheiro e da preparadora vocal Marília Vargas, o Coral Jovem estabeleceu um importante tripé artístico. Além do fundamental repertório lírico, o grupo passou a explorar a música antiga e a música popular – incluindo a criação de um núcleo de música popular dentro do coral. Essa diversidade – aliada à oportunidade de transitar do canto barroco ao popular, ao lado de renomados solistas, arranjadores e grupos – proporciona aos jovens cantores uma formação de maior abrangência técnica e intelectual, transformando-os em artistas capazes de explorar seus corpos e vozes de forma mais criativa e precisa.

Repertório

BENEDETTO MARCELLO (1686-1739)
Colpa di Bei Vostr’Occhi
[6 min 20]

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Lobet den Herrn
[6 min 20]

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685-1759)
Dixit Dominus
[35 min]

Sobre o(a) regente

Luis Otavio Santos, regência
Doutor em música pela Unicamp, obteve graduação e mestrado em violino barroco pelo Conservatório Real de Haia (Holanda), com Sigiswald Kuijken. Seu CD Sonatas para violino de J.M.Leclair venceu o prêmio Diapason d’Or na França, em 2005. Em 2007, recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura. Foi diretor artístico nas 25 edições do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Foi eleito pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes em 2011. É fundador e coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP Tom Jobim.

Tiago Pinheiro, regência
Graduado clarinetista, especializou-se em canto na Berklee College of Music. Dirigiu o grupo Beijo do Coralusp que, nas décadas de 80 e 90, investiu na pesquisa de interação cênica-musical em seus espetáculos e realizou parcerias com artistas como Marlui Miranda e Gilberto Gil, além de registros fonográficos e turnês nacionais e internacionais. Foi solista em diversas obras sinfônicas, entre as quais: Carmina Burana de C. Orff e Paixão segundo São João de J.S.Bach. Integrou o coro da OSESP entre 2000 e 2001. Foi regente titular do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo. É regente titular do Coral Jovem do Estado desde fevereiro de 2015, quando iniciou uma reformulação artística no grupo.

Marília Vargas, preparação vocal
Uma das mais ativas sopranos brasileiras de sua geração, formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça) e obteve o Konzert Diplom na classe de Christoph Prégardien, no Conservatório de Zurique (Suíça). Tem sido professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil e do mundo. Seus dois álbuns solo Todo amor desta terra e Tempo breve que passaste: Modinhas Brasileiras estão esgotados. Marília Vargas é também professora de Canto Barroco da EMESP Tom Jobim, preparadora vocal do Coral Jovem do Estado e professora da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Ficha Técnica

Soprano

Alessandra de Cassia Wingter de Araujo
Alessandra de Oliveira Carvalho
Chiara Bistão Guttieri
Georgia Nunes Besen
Ísis Cunha Oliveira Barbosa
Laura Duarte Santana
Ludmilla Thompson Sathler Freitas
Lygia Polia Santiago Sampaio
Thais Azevedo Campos
Contralto

Bianca Reis Maretti
Bruno Afonso Costa
Camila Honorato Moreira de Almeida
Elisa Braga
Larissa Guimarães Marques
Michele Cristina de Magalhães
Nathália Soares de Siqueira
Renata Prôa Dalle Lucca
Baixo

Fúvio Magalhães Lima de Souza
Guilherme Amorim Rocha
Guilherme Felipe de Mello Baldovino
Guilherme Nascimento Gimenes de Araújo
Guilherme Roberto
Isaque Pereira de Oliveira
Murilo Araújo de Lima
Vinícius Costa da Silva

Tenor

David dos Santos Medrado
Eder Augusto Prado Rodrigues
Felipe da Paz Soares
Gabriel Carvalho Bergoc
Ivano Natanael Fonseca
Micael Jonathan Coutinho Oliveira
Rafael Oliveira Gonçalves

Orquestra Barroca EMESP

Alexandre Cruz – Violino
Letizia Roa – Violino
Raquel Aranha – Violino
Clara Sawada – Violino
Marcus Held – Violino
Octavio Amado – Violino
Victor Tamarindo – Violino
Carlos Martin – Viola
Juliano Buosi – Viola
João Guilherme Figueiredo – Violoncelo
Sandro Franceschetti – Violoncelo
Iara Ungarelli – Viola Da Gamba
Pedro Gadelha – Contrabaixo
Mariana Bergstein – Fagote
Isabel Kanji – Órgão
Helena Zanin – Traversso
Tatiana Mazurek – Traversso
Nayara Ananda – Flauta Doce
Vinicius Marson – Flauta Doce
Vinicius Chiaroni – Oboé

Data: 28/05/2017

Horário: 11:00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone: (11) 3367-9500

Entrada: Franca

#SMC2017SAMPA, #SMC2017INTEGRA