Santa Marcelina Cultura

MENU

Banda Jovem do Estado comemora 25 anos

A Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo comemora o seu aniversário de 25 anos em outubro. Sob a batuta da maestrina Mônica Giardini, o grupo realiza concerto comemorativo com a participação do timpanista Danilo Valle. No repertório, peças de Scott Joplin, Michael Daugherty e Johan de Meij. O concerto terá recursos de acessibilidade.

Foto: Heloísa Bortz

 

Banda Sinfônica Jovem do Estado

Criatividade e inovação caracterizam a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Constituída em 1993, o grupo faz parte dos grupos de formação e difusão artística da EMESP Tom Jobim, e equilibra em seus programas os repertórios tradicionais e contemporâneos, com composições recentes, arranjos de obras eruditas, peças populares e concertos temáticos. Com uma proposta que favorece a vivência pedagógica e uma prática artística versátil, os bolsistas da Banda se preparam para a rotina profissional por meio de ensaios intensivos e programas estilisticamente variados, explorando a diversidade sonora e técnica própria do repertório de banda sinfônica. No ano em que comemora seu 25º aniversário, a Banda Sinfônica Jovem do Estado segue desempenhando seu papel na linha de frente da música paulista, interpretando compositores contemporâneos e privilegiando a música recente, sempre viva, em suas apresentações.

Repertório

Scott Joplin
Treemonisha Overture
Transcrição: Daniel Havens
[7’42 min]

Michael Daugherty
Raise the Roof, for Timpani and Symphonic Band
By arrangement with Boosey & Hawkes, Inc., publisher and copyright owner
[14 min]

Johan de Meij
Symphony nº 1, Lord of the Rings
[42’54 min]

Sobre o(a) regente

_Mônica Giardini, regente
Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em violão e pedagogia plena. Estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano, do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, o Prêmio Mulheres no Mercado e o Prêmio Excelência Mulher. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como professora e conferencista do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil.

Sobre o(a) solista

_Danilo Valle, tímpanos
Nascido em São Paulo, Danilo Valle atualmente é timpanista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), integrante do PERCOTH ensemble e do MARTELO – Quarteto de Percussão, além de professor da Escola de Música de Jundiaí (EMJ). Antes de ingressar na OSM, foi timpanista da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e integrou o naipe de percussão da Orquestra Experimental de Repertório. Integrou também o GPB (Grupo de Percussão do Brincante), Grupo Durum Percussão Brasil e o Grupo PIAP (Grupo de Percussão da UNESP). Tem atuado frequentemente como músico convidado das principais orquestras do país, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, entre outras, bem como ministrado masterclasses e se apresentado em diversos festivais, encontros de percussão e música contemporânea por todo o Brasil. Iniciou seus estudos de percussão erudita com Joaquim “Zito” Abreu, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Paralelamente estudou percussão popular com Ari Colares na ULM – Universidade Livre de Música. Graduou-se em Percussão pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como professores Carlos Stasi, Eduardo Gianesella e John Boudler. Posteriormente seguiu os estudos de tímpanos e percussão orquestral com Patricio Hernandes (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Timothy Adams (University of Georgia). Participou ainda de masterclasses com percussionistas renomados como Evelyn Glennie e Ney Rosauro, entre outros., bem como de três edições do Festival Internacional de Inverno de Campo do Jordão, onde atuou sob a direção de maestros como Robert Zollman e Kurt Masur, além dos festivais de música de Santa Catarina e de Poços de Caldas. Sob orientação do Prof. Dr. Fernando Hashimoto, é mestrando em música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde realiza pesquisa do repertório brasileiro para tímpanos solo.

Data: 26/10/2018

Horário: 20:00

Local: Masp

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200
Telefone: (11) 3251-5644

Entrada: Paga

Ingressos: R$30 (inteira) | R$15 (meia)

Compre o ingresso online

Parceiros

Patrocínio Master

 

 

Realização