Santa Marcelina Cultura

MENU

Banda Jovem do Estado comemora 25 anos

A Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo comemora o seu aniversário de 25 anos em outubro. Sob a batuta da maestrina Mônica Giardini, o grupo realiza concerto comemorativo com a participação do timpanista Danilo Valle. No repertório, peças de Scott Joplin, Michael Daugherty e Johan de Meij. O concerto terá recursos de acessibilidade.

Foto: Heloísa Bortz

 

Banda Sinfônica Jovem do Estado

Criatividade e inovação caracterizam a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Constituída em 1993, o grupo faz parte dos grupos de formação e difusão artística da EMESP Tom Jobim, e equilibra em seus programas os repertórios tradicionais e contemporâneos, com composições recentes, arranjos de obras eruditas, peças populares e concertos temáticos. Com uma proposta que favorece a vivência pedagógica e uma prática artística versátil, os bolsistas da Banda se preparam para a rotina profissional por meio de ensaios intensivos e programas estilisticamente variados, explorando a diversidade sonora e técnica própria do repertório de banda sinfônica. No ano em que comemora seu 25º aniversário, a Banda Sinfônica Jovem do Estado segue desempenhando seu papel na linha de frente da música paulista, interpretando compositores contemporâneos e privilegiando a música recente, sempre viva, em suas apresentações.

Repertório

Scott Joplin
Treemonisha Overture
Transcrição: Daniel Havens
[7’42 min]

Michael Daugherty
Raise the Roof, for Timpani and Symphonic Band
By arrangement with Boosey & Hawkes, Inc., publisher and copyright owner
[14 min]

Johan de Meij
Symphony nº 1, Lord of the Rings
[42’54 min]

Sobre o(a) regente

_Mônica Giardini, regente
Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em violão e pedagogia plena. Estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano, do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, o Prêmio Mulheres no Mercado e o Prêmio Excelência Mulher. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como professora e conferencista do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil.

Sobre o(a) solista

_Danilo Valle, tímpanos
Nascido em São Paulo, Danilo Valle atualmente é timpanista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), integrante do PERCOTH ensemble e do MARTELO – Quarteto de Percussão, além de professor da Escola de Música de Jundiaí (EMJ). Antes de ingressar na OSM, foi timpanista da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e integrou o naipe de percussão da Orquestra Experimental de Repertório. Integrou também o GPB (Grupo de Percussão do Brincante), Grupo Durum Percussão Brasil e o Grupo PIAP (Grupo de Percussão da UNESP). Tem atuado frequentemente como músico convidado das principais orquestras do país, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, entre outras, bem como ministrado masterclasses e se apresentado em diversos festivais, encontros de percussão e música contemporânea por todo o Brasil. Iniciou seus estudos de percussão erudita com Joaquim “Zito” Abreu, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Paralelamente estudou percussão popular com Ari Colares na ULM – Universidade Livre de Música. Graduou-se em Percussão pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como professores Carlos Stasi, Eduardo Gianesella e John Boudler. Posteriormente seguiu os estudos de tímpanos e percussão orquestral com Patricio Hernandes (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Timothy Adams (University of Georgia). Participou ainda de masterclasses com percussionistas renomados como Evelyn Glennie e Ney Rosauro, entre outros., bem como de três edições do Festival Internacional de Inverno de Campo do Jordão, onde atuou sob a direção de maestros como Robert Zollman e Kurt Masur, além dos festivais de música de Santa Catarina e de Poços de Caldas. Sob orientação do Prof. Dr. Fernando Hashimoto, é mestrando em música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde realiza pesquisa do repertório brasileiro para tímpanos solo.

Ficha Técnica

Mônica Giardini, regente
Danilo Valle, tímpano

Piccolo
Jonatas Monteiro De Oliveira Silva 

Flauta
Lucas Martins Pedro
Leonardo Soares Matos Paladino
Talitha Santos
Graziella Araújo De Souza
Fabio Augusto Barbosa Ferreira 

Oboé
Renato Vieira Filho
Lucas Sanches Ribeiro Crispim

Corne Inglês
Kaio César Da Silva Santos*

Requinta
Josue Rodrigues Dos Santos Junior

Clarinete
Eliseu Feliciano Dos Santos Sousa
Weber Ferreira Do Vale
Salomão Sidharta Jesus Dos Santos
Letícia Da Silva Moraes
Rafael Claudio Da Silva Souza*
Laura Silva Santos
Gustavo Alexandre Lima De Carvalho
Thiago Sandoval De Souza* 

Clarone
Patrick Moreira De Souza Lima

 Fagote
Felipe Toledo*
Samyr Imad Costa
Leonardo Mantovani Albergoni*

Saxofone Alto
Gabriel Viniicus Teixeira Fanzers
Gleysser De Menezes Dores

Saxofone Tenor
Gabriel Felipe Dias Sena Dos Santos
Pablo Hugo Ribeiro De Lima

Saxofone Barítono
Bruno Khaleb Gonzaga 

Contrabaixo
Antônio Carlos Domiciano Junior*
Tony Marciel  Magalhães*

Trompa
Adriano Venacio Da Silva
André Ulysses Araújo Damacena
Winicius Wagner Dos Santos Patricio
Victor Prado Cavalcanti Ferreira 

Trompete
Lucas De Souza Espirito Santo
Adriano Liberato Estraiotto
Mateus Dos Santos De Farias
Givanildo Alves Matias
Asaph Wesley Bispo

Trombone
Gabriel Nogueira Do Nascimento Santos
Igor Filipe Taveira Dos Santos
Amanda Dos Anjos Gomes De Jesus

Trombone Baixo
Fabricio Junior Alves

Eufônio
Nícolas Hebert Pontes Franco
Guilherme Assis De Brito 

Tuba
João Marcos De Oliveira Rosa
Emerson Silva Dos Santos

Percussão
Andressa Daniella Santos
Fernado Lima Dos Reis
Joachim Emidio Ribeiro Silva
Pamela Cristina Simoes
Rodrigo De Souza Cleto
Gustavo Neves*

Piano
Cauê Tomachige* 

* Músicos extras

Data: 26/10/2018

Horário: 20:30

Local: Masp

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200
Telefone: (11) 3251-5644

Entrada: Paga

Ingressos: R$30 (inteira) | R$15 (meia)

Compre o ingresso online

Parceiros

Patrocínio Master

 

 

Realização