Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Jovens músicos do choro trocam experiências com alunos do Guri

18 de maio de 2012

Alexandre Ribeiro Quarteto tocou músicas de grandes nomes da música brasileira, como Jacob do Bandolin, Pixinguinha e Zequinha de Abreu

Quatro nomes da nova geração brasileira do choro foram até o CEU Rosa da China na última sexta-feira (18), dentro da programação do Horizontes Musicais, para mostrar aos Guris do que é feito esse ritmo genuinamente brasileiro. Foram os integrantes do Alexandre Ribeiro Quarteto, que aproveitaram o evento para falar da experiência como músicos profissionais, de modo a estimular os estudantes que sonham seguir carreira na área.
 

O violonista Gian Correa, garantiu que trilhar o caminho da música lhe fará “um velinho feliz” por se tratar de “um trabalho muito gostoso”. Já o percursionista Leo Ribeiro fez um pequeno alerta. “Para quem quer viver de música, saibam que tem que estudar muito”. Ele também brincou, lembrando das vezes que ele diz a alguém ser músico e escuta como resposta: “mas você trabalha com o quê?”
 

Ao final do espetáculo, que durou pouco mais de uma hora, o líder do grupo, o clarinetista Alexandre Ribeiro agradeceu aos Guris e enfatizou: “Foi um prazer mostrar o que a gente mais ama para vocês”.
 

Seguindo a dinâmica sugerida para concertos didáticos como esse, os artistas interagiram diretamente com a plateia através de perguntas e explicações técnicas sobre os instrumentos, além de informações e curiosidades. As crianças participaram com entusiasmo. Fizeram uma série de perguntas, relacionadas desde a criação do choro até as diferenças entre determinados instrumentos.
 

Para Alexandre Ribeiro, tocar para crianças é um desafio. “Estamos desenvolvendo um jeito especial de tocar para esse público, meio que sem querer, não é uma coisa planejada. Mas é muito bom, ainda mais para nós que temos filhos e gostamos muito de crianças”, contou.
 

O quarteto está junto há quatro anos e até o final do primeiro semestre deve entrar em estúdio para gravar o primeiro CD, que terá músicas autorais e interpretações. Alexandre Ribeiro também toca ao lado de nomes consagrados da música brasileira, como o acordeonista Toninho Ferragutti.
 

Fotos: Adriana Elias

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.