Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Intercâmbio com Juilliard School encerra com concerto

17 de junho de 2011

 Cerca de 360 alunos participaram de atividades como master classes, aulas, ensaios e um concerto que envolveu cinco músicos da escola estadunidense.

Foi uma quinzena, entre os dias 30 de maio e 11 de junho, com muitas atividades pedagógicas e artísticas. Os músicos da Juilliard School, que participaram do intercâmbio entre a instituição estadunidense e a Santa Marcelina Cultura, puderam conhecer como funciona todo o processo de educação musical no Guri e trouxeram sua experiência para gestores, professores e alunos do programa. O intercâmbio, o segundo realizado entre as duas instituições, possibilitou que cerca de 360 alunos assistissem a master classes e professores fizessem capacitações.

O encerramento das atividades, dia 11 de junho, aconteceu em um concerto da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri no CEU Casa Blanca. No repertório, Tchaikovsky, Benjamin Britten, Vivaldi, Haendel e Metálica. Teve até uma versão do sucesso da Lady Gaga Bad romance, tocada pelo Quinteto Juilliard formado pelos músicos Charles Yung, Ritchie Zah, Megan Griffin, Claire Bryant e Cris Saebo. O clima entre os músicos da Juilliard e guris estava tão bom ao fim da apresentação que, entre abraços, fotos e despedidas emocionadas, a palavra mais utilizada, tanto em inglês como em português, era família. Referência ao comentário, nos ensaios, do violinista Ritchie sobre a importância da união de um grupo musical.

Para a violoncelista Claire, professora da Juilliard que participou do intercâmbio em 2010 e 2011, o grupo se superou técnica e artisticamente neste ano. “Neste concerto pudemos mostrar um pouco do que ensinamos e aprendemos”. E agradeceu todo o apoio do Guri e carinho dos alunos. “Foi um verdadeiro prazer e uma honra passar essas duas semanas aqui com vocês”, explicou enquanto abraçava emocionada os integrantes do naipe de violoncelo da Orquestra.

Segundo o vice-presidente para estratégias artísticas da Juilliard School, Christopher Mossey a troca de experiências foi fundamental: “transferir conhecimento dos músicos da Juilliard para essas crianças pode significar uma mudança profunda em suas vidas”. Nisso Christopher tem razão, pois entre os alunos do Guri, muitos já almejam poder estudar na principal escola de música dos Estados Unidos.

Já o diretor artístico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben destacou o emprenho de todos para o sucesso do intercâmbio. “É bom termos parceiros que confiam em nosso trabalho e que possibilitam essa maravilhosa troca cultural”, contou. Todo o intercâmbio, que teve apoio do Consulado Norte-Americano, possibilitou que cerca de 550 alunos do Guri e EMESP Tom Jobim pudessem conviver com os músicos da Juilliard School.

Veja as fotos do concerto.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.