Para encerrar as atividades do projeto de intercâmbio entre polos do Guri, no último encontro, dia 17 de novembro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a aldeia indígena Tenondé Porã, localizada no bairro Barragem, região sul de São Paulo.
Trilha, músicas tradicionais e roda de conversa sobre os costumes e a cultura do povo indígena foram algumas das atividades que permearam o passeio. “Achei a atividade muito legal e educativa. Gostei de fazer a trilha e ouvir os índios falando guarani, deu até vontade de aprender também”, conta a aluna Kaune Diniz Pimenta, 9 anos, do Polo Achiropita.
Na visita, os alunos dos polos Achiropita e Osasco, acompanhados do professor Nicolas Salaberry, monitores e assistentes sociais, também conheceram a casa de reza, interagiram com as demais crianças, além de conhecer um pouco mais do local, que conta com 26 hectares, demarcados como reserva indígena na década de 80, com aproximadamente cem famílias, escola bilíngue (guarani e português) e um posto de saúde para atender os habitantes no local.
“Gostei muito de poder visitar uma aldeia indígena. Eles vivem em um ambiente de união, de liberdade que, infelizmente, não temos na nossa realidade. Estou aprendendo muito com essa atividade”, explica Naara Evellyn Nascimento Andrade, 15 anos, do Polo Osasco.
Políticas Públicas, Audiovisual, Acessibilidade, Cultura Indígena, Jogos teatrais e Conexão Cultural foram os temas apresentados nos encontros que integraram o projeto de intercâmbios entre polos do Guri. Foram mais de 20 polos envolvidos de setembro a novembro, com a proposta de potencializar os múltiplos conhecimentos dos profissionais que compõem as equipes de polos, promovendo a troca de saberes com alunos e alunas, definindo as atividades sociopedagógicas de acordo com o tema escolhido.
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