Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aluno da EMESP é aprovado no Conservatório Nacional de Música de Lyon

30 de setembro de 2011

André Costa, aluno de violino barroco da EMESP Tom Jobim, ingressou no Departamento de Música Antiga do Conservatório Nacional de Música e Dança de Lyon (França). Sob orientação de Luis Otavio Santos, professor e coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP, o aluno preparou o repertório que lhe rendeu a aprovação no Conservatório, uma das mais concorridas escolas de música do mundo.
 

O jovem conta que sempre ouviu música erudita em casa. André começou a estudar violino aos sete anos e viola aos quinze. Seu interesse por música antiga, no entanto, só começou em 2004, quando sua família teve que se mudar para o Novo México (EUA).
 

“Ingressei na orquestra da escola, que naquela época ensaiava o Concerto para dois violinos, op. 12 ‘L’Estro Armonico’, de Antonio Vivaldi”, conta. “Gostei tanto da obra do compositor barroco, que fiz cópias das partituras e as trouxe para o Brasil. Ao chegar aqui, percebi que a cópia fora mal feita e todas as páginas estavam sem os últimos pentagramas, impossibilitando a leitura do concerto”, lamenta André. Ávido para tocá-la, o violinista ouviu uma gravação do concerto diversas vezes e completou à mão as partes faltantes. Quanto mais escutava a obra, mais se encantava com a sonoridade da música barroca.
 

Em 2006, voltou aos EUA, desta vez estava em Seattle e assistiu a um concerto realizado com instrumentos de época. Percebeu, então, que era à música histórica que queria de se dedicar.

Convívio intenso

De volta ao Brasil, enquanto terminava sua graduação em viola na Unicamp, o jovem participou de diversos festivais de música antiga, como o Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (Juiz de Fora). Também teve contato com integrantes de importantes ensembles, como o francês Le Poème Harmonique. Em 2010, entrou no Núcleo de Música Antiga da EMESP e “mergulhou” nas obras renascentistas e barrocas. 
 

“O Núcleo proporciona aos alunos um contato íntimo com um universo que para nós, brasileiros, ainda é de difícil acesso, então as pessoas que se interessam pelo assunto acabam ficando muito próximas. O Núcleo virou um ponto de encontro para esses músicos”, explica André. Além disso, o aluno destaca a importância da iniciativa do curso para a formação dos jovens músicos de São Paulo.

“Algo que acho muito importante é o cuidado com a coerência da interpretação dessa música. O Luis Otavio e todos os outros professores do curso estimulam a pesquisa do repertório, a técnica dos instrumentos históricos, a performance em conjunto”, declara o violinista. Segundo o aluno, esse preparo foi fundamental para sua formação.
 

Conservatório de Lyon

“Conversando com colegas da música antiga, ouvi falar muito no Conservatório de Lyon. É uma instituição de prestígio, com professores renomados”, conta André. “Decidi, então, prestar a prova  e o professor Luis Otavio me orientou na preparação do repertório”.

Quando André chegou à cidade francesa para realizar o teste, soube que era o lugar perfeito para seus estudos. “Lyon é extremamente conservada. As construções antigas não são museus, são realmente residências ou prédios comerciais em funcionamento! Essa atmosfera é muito inspiradora”, declara. No mesmo dia em que foi avaliado, o aluno recebeu a notícia de que havia sido aprovado. “Vou estudar com a professora Odile Edouard, que está formando ótimos músicos”, afirma.
 

André já está morando em Lyon e permanecerá lá por pelo menos três anos, duração do curso de graduação. Para os interessados em seguir o caminho da música histórica, o jovem músico aconselha: “Procure conhecer o repertório e os grupos dedicados a ele. Se o estudo da música antiga vier como uma necessidade para a interpretação dela, muito provavelmente o resultado será bom. A música passa a fazer sentido.”
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.