Sob a regência de Lincoln Mendes, a Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto apresenta um repertório eclético que inclui obras de nomes como Ernst Mahle e Heitor Villa-Lobos, além de cantigas infantis como O Cravo Brigou com a Rosa e Peixe-Vivo.
Pensando na importância musical que os Grupos Musicais do Guri têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foi criada em 2023, a Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto. A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias: cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.
LINA PIRES DE CAMPOS (1918-2003)
Cinco Peças Infantis
Menina Triste [arr. Gesiel Vilarubia]
ERNANI AGUIAR (1950-)
Quatro Momentos [arr. Paulo Galvão Filho]
ERNST MAHLE (1929-)
Concertino para Contrabaixo
[solista: Bruno Catarino S. dos Santos, contrabaixo]
DOMÍNIO PÚBLICO
Suíte de Cantigas Infantis [arr. Gesiel Vilarubia]
I. Sambalelê
II. O Cravo Brigou com a Rosa
III. Peixe-vivo
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Melodia Sentimental [arr. Tiago Costa]
Lincoln Mendes
Nascido em Franca/SP, Lincoln Mendes iniciou seus estudos musicais com a professora Lúcia Garcetti e, mais tarde, tornou-se bacharel pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), sob orientação do professor Thibault Delôr (França). Participou de edições do Festival Música Nova ‘Gilberto Mendes’, Fiato Al Brasile (Itália/Brasil), Música nas Montanhas (Poços de Calda), Munasp (São Paulo), Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), Festival de Música em Trancoso (BA), Festival de Música Antiga em Juiz de Fora (MG) e San Juan (Argentina). Atuou como contrabaixista convidado junto ao Quarteto Carlos Gomes e Ensemble Mentemanuque. Atualmente, é regente da Orquestra Jovem ALMA e da Orquestra Jovem do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau. Atua com frequência como convidado (regente e solista) da USP Filarmônica.
Sala dos Arcos – Palace
R. Álvares Cabral, 322
Ribeirão Preto/SP
Patrocínio Master
CTG Brasil
Patrocínio Ouro
Arteris
Parceria
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.