Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto

Apresentando renomadas obras do repertório de concerto, a Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto sobe ao palco sob a regência de Silvia Berg. Serão executadas composições de Jean Sibelius, Georges Bizet, Gustav Holst, Antonín Dvorak e Edvard Grieg.

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais do Guri têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foi criada em 2023, a Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto.  A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias: cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.  

Repertório

JEAN SIBELIUS (1865-1957)
Finlandia [arr. Iain Farrington]

HENRY PURCEL (1659-1695)
Abdelazar Suite [arr. Iain Farrington]
Rondó

GEORGES BIZET (1838-1875)
Carmen Suite nº 2 [arr. Gareth Glyn e Andrew J. Smith]
VII. Habanera

GUSTAV HOLST (1874-1934)
Os Planetas [arr. Gareth Glyn e Andrew J. Smith]
Marte

ANTONÍN DVORAK (1841-1904)
Sinfonia nº 9 em Mi menor Op. 95 – Sinfonia do Novo Mundo [arr. Iain Farrington]
II. Largo

EDVARD GRIEG (1843-1907)
In the Hall of the Mountain King [arr. Gareth Glyn e Andrew J. Smith]

Sobre o(a) regente

Silvia Berg

Natural de São Paulo, Silvia Berg é graduada em composição pela USP, recebeu uma bolsa de estudos do Grupo Ultragás, que permitiu seus estudos em Oslo, Noruega. Na Dinamarca, foi fundadora e regente da Ensemble Øresund, de 1999 a 2000, destinada exclusivamente à pesquisa, composição e execução de música contemporânea. Foi regente titular, até janeiro de 2008, do Københavns Kammerkor e do Grupo Vocal AmaCantus, ambos da cidade de Copenhague. Recebeu diversos prêmios tanto como regente quanto pela pesquisa e realização de concertos didáticos para crianças, difundindo a música contemporânea. Como compositora, têm tido suas obras executadas regularmente em concertos e festivais na Europa, na América Latina e nos Estados Unidos. É docente, coordenadora do curso de graduação e a primeira chefe do departamento de música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Data: 09/12/2023

Horário: 10:30

Local: Praça XV de Novembro

R. Alvares Cabral, 322
Ribeirão Preto/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Parceria

Prefeitura de Ribeirão Preto

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.