Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto

A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto e a violinista convidada Helena Picazzio se apresentam sob regência João Fernando Paluan. Com um repertório de compositores brasileiros, serão apresentadas as obras Pequeno Concerto para Violino e Cordas, de Edino Krieger, Poema Opus 94, nº 1, de Marlos Nobre, e Bachianas Brasileiras n° 4, de Heitor Villa-Lobos. O evento acontece no dia 23, às 16h, no SESC São José do Rio Preto, e dia 24, às 15h, no Teatro Cine Barretos Osório Falleiros da Rocha, em Barretos.

Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto

A orquestra de cordas é uma das formações mais antigas da música ocidental e, até hoje, cumpre um importante papel artístico e pedagógico. Formada basicamente por naipes de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a orquestra de cordas teve amplo protagonismo no período barroco e clássico, e, mais tarde, ressurgiu como grupo de câmara, em resposta às grandes orquestras sinfônicas do período romântico.  A Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto foi criada em 2010. Em 2011, participou de um intercâmbio entre Guri e a ONG Sphinx (EUA), recebendo o quarteto de cordas da Sphinx para uma série de atividades e um concerto no Teatro Municipal de São José do Rio Preto (SP). Em 2012, se apresentou em Detroit (EUA) na abertura dos concursos de jovens solistas. Tocou com Jean Reis, Arthur Barbosa, Alejandro Drago e Ricardo Herz. Em 2021 recebeu orientações e realizou uma produção audiovisual com o violoncelista Fábio Presgrave e a violonista Eliane Tokeshi. Em 2022, se apresentou ao lado de Adriana Holtz. 

Repertório

EDINO KRIEGER (1928-2022)
Pequeno Concerto para Violino e Cordas

MARLOS NOBRE (1939-)
Poema Opus 94, nº 1

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachianas Brasileiras n° 4

Sobre o(a) regente

João Fernando Paluan

Natural da cidade de Duartina, João Fernando Paluan é bacharel em Piano. Foi professor na Universidade do Sagrado Coração (Bauru), de 1988 a 2009, onde foi também Chefe de Departamento e Regente Titular do Coral Universitário Veritas. Entre seus mais destacados professores de regência, estão Alina Orraca (Cuba), Bruno Wisuij (França), Hans Kast (Alemanha), Hugh Ross (Schola Cantorum de New York – USA),Enrique Diemecke (México) e Ludwig Carrasco (México). Atualmente, estuda regência orquestral com Mario de Rose (Argentina). Seus mais destacados professores de piano foram: Daicy Ribeiro Barone, Alfredo Cerquinho, Ciro Gonçalves Dias Junior, Fúlvia Escobar, Marisa Lacorte, Maria José Churrasqueira, Sergey Dorenky (Rússia) e Gilberto Tinetti. Ministrou cursos no Brasil, no Chile, na Espanha, na Itália, na Venezuela, no México, entre outros países. Foi Regente Colaborador da Orquestra Musicrescer da cidade de Duartina (SP), a pedido de um grupo de amantes da música criou a Orquestra Jovem de Bragança Paulista, onde foi regente voluntário em 2021. Criou e desenvolve o projeto Orquestra de Cordas do Instituto Educacional Ana Lelis Santana, Guaíra (SP). É Regente Convidado do Orquestra de Cordas do Guri de São José do Rio Preto e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins.

Sobre o(a) solista

Helena Picazzio, violino

Data: 23/09/2023

Horário: 16:00

Local: Sesc São José do Rio Preto

Av. Francisco Chagas Oliveira, 1333
São José do Rio Preto/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Ouro 

Indorama 

Parceria

Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Apoio

Prefeitura Municipal de Nova Granada

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.