Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra de Cordas e Coral Infantil do Guri de São Paulo

Assista gratuitamente ao concerto da Orquestra de Cordas com o Coral Infantil do Guri de São Paulo. Sob a regência de Ana Beatriz Valente e Yara Campos, os  grupos destacam obras infantis do folclore brasileiro como Peixe-Vivo, Sambalelê, O Sapo Não Lava o Pé, Borboletinha e O Cravo e a Rosa. O evento acontece no dia 18 de junho, domingo, 12h, Theatro São Pedro.

Retirada de ingressos 24h antes do espetáculo em: Theatro São Pedro – Concertos e Espetáculos | Fever (feverup.com) 11h, no Theatro São Pedro.

 

Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo

A orquestra de cordas é uma das formações mais antigas da música ocidental, e até hoje cumpre um importante papel artístico e pedagógico. Formada basicamente por naipes de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a orquestra de cordas teve amplo protagonismo no período barroco e clássico, e, mais tarde, ressurgiu como “grupo de câmara”, em resposta às grandes orquestras sinfônicas do período romântico. A Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo é formada por alunos com idades entre 11 e 18 anos, e tem importância decisiva em seu desenvolvimento artístico. É em conjunto, entre seus iguais, que os instrumentistas de cordas ampliam sua técnica, sensibilidade e senso de cooperação. Artisticamente, o grupo explora o repertório consagrado, que vai de Vivaldi a Mozart e Beethoven, e composições recentes, abordando com profundidade diferentes linguagens e sonoridades.

Coral Infantil do Guri de São Paulo

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música, sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. O Coral Infantil, que reúne crianças de 7 a 12 anos, é o conjunto mais jovem de todo o programa. Nele, acontece um caminho de mão dupla: ao mesmo tempo que a criança aprende que música é interpretação e performance, a performance acolhe a propensão natural da criança pela brincadeira e transforma a experiência musical em um processo ao mesmo tempo aprofundado e lúdico, trabalhando de forma integrada música e expressão corporal.  Em seu repertório, o Coral Infantil do Guri de São Paulo aprende música e história da música, tendo contato com uma ampla gama de composições que vão desde peças populares brasileiras da Era do Rádio e da MPB, passando do folclore popular a arranjos de compositores clássicos e do contemporâneo. Representativo, o grupo já participou de diversos projetos importantes como o Especial de Fim de ano da TV Cultura (2012), o CD Cantos Novos, com o Coral Juvenil do Guri (2012), a interpretação de Carmina Burana, na Sala São Paulo, com a Orquestra Jovem do Estado (2015). 

Repertório

CLARICE ASSAD (1978-)
Três Pequenas Variações Sobre o Tema “A Maré Encheu”
I. Cigana
II. Canção
III. Dança

CANÇÃO POPULAR INFANTIL
Camaleão [arr. Paulo Galvão Filho]

CANÇÃO POPULAR INFANTIL
Sambalelê [arr. Paulo Galvão Filho] [arr. vocal Yara Campos]

MÚSICAS INFANTIS DO FOLCLORE BRASILEIRO [arr. Paulo Galvão Filho] [arr. vocal Yara Campos]
Medley nº 1
Cachorrinho
O Sapo Não Lava o Pé
Fui no Tororó
Borboletinha
Escravos de Jó

MÚSICAS INFANTIS DO FOLCLORE BRASILEIRO [arr. Paulo Galvão Filho] [arr. vocal Yara Campos]
Medley nº 2
Nesta Rua… Se Esta Rua
Pirulito que Bate Bate
O Cravo e a Rosa
Cai-Cai Balão
Quem me Ensinou a Nadar

CANÇÃO POPULAR INFANTIL
Peixe-Vivo [arr. Paulo Galvão Filho] [arr. vocal Yara Campos]

TEMAS DE PASTORIL [arr. Yara Campos]

ADÉLIA PRADO (1935-)
Exercício criativo sobre o poema “Cantiga de Pastores” de Adélia Prado
[mediação da Professora Yara Campos]

Sobre o(a) regente

Ana Beatriz Valente

Yara Campos

Data: 18/06/2023

Horário: 12:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocinador Master
Bank Of America

Patrocinador Ouro
Costellation
Chiesi

Patrocinador Prata
Grupo Ultra
Verzani & Sandrini 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.