Santa Marcelina Cultura

MENU

Haydn / Concerto Sinfônico

A temporada sinfônica da Orquestra do Theatro São Pedro contempla programas com a presença de regentes, cantores e instrumentistas convidados. Os convidados do mês de junho para o concerto sinfônico são o maestro Ira Levin e a cantora Denise de Freitas.

O programa apresenta obras dos compositores Joseph Haydn, Max Reger, Franz Schubert e Jan Václav Vorísek. As récitas acontecem nos dias 20 de maio, sábado, 20h e 21 de maio, domingo, 17h.

 

SOBRE O ESPETÁCULO

Vale lembrar que Haydn foi um dos mais importantes compositores do período clássico, assim como Mozart e Beethoven. Ele teve uma carreira longa e bem-sucedida, trabalhando para a corte do príncipe Esterházy por mais de trinta anos. Durante esse período, compôs uma enorme variedade de música, incluindo sinfonias, sonatas, óperas, cantatas, oratórios, entre outras.

Para abrir o programa dos concertos foi escolhida a Abertura da ópera L’Isola Disabitata, sua décima ópera, escrita para a corte de Eszterházy, que estreou em 6 de dezembro de 1779.

Em seguida, a Orquestra recebe o violoncelista Antonio Meneses para interpretar Concerto para violoncelo em Dó Maior, Hob. VIIb:1 e Concerto para violoncelo em Ré Maior, Op. 101, Hob. VIIb:2.

Joseph Haydn foi ainda considerado um dos fundadores da sinfonia moderna, compôs mais de 100, e é conhecido por sua habilidade de criar harmonia complexa e melodies atraentes. Para encerrar o concerto, foi escolhida Sinfonia Concertante, que foi composta em 1792, em Londres, e estreou em 9 de março do mesmo ano.

 

HAYDN

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

Ricardo Kanji, regência

Antonio Meneses, violoncelo

 

PROGRAMA

JOSEPH HAYDN (1732-1809) L’Isola Disabitata

Overture

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Concerto para violoncelo em Dó Maior, Hob. VIIb:1

I. Moderato

II. Adagio

III. Allegro Molto

 

[INTERVALO]

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Concerto para violoncelo em Ré Maior, Op. 101, Hob. VIIb:2

I. Allegro moderato

II. Adagio

III. Allegro

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Sinfonia Concertante em Si bemol Maior – para violino, violoncelo, oboé, fagote e orquestra, Op. 84, Hob. I/105

I. Allegro

II. Andante

III. Allegro com spirito

 

Concertos: 20 de maio, sábado, 20h

21 de maio, domingo, 17h

 

Data: 21/05/2023

Horário: 17:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Paga

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)

Compre o ingresso online

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.