Santa Marcelina Cultura

MENU

Coral do Guri de Piracicaba

O Coral do Guri de Piracicaba apresenta o concerto Revisitando Raízes. Com regência de Vanessa Zambão e André Grella no piano, serão apresentadas canções tradicionais indígenas e africanas, obras de Caetano Veloso e Dorival Caymmi, entre outras.

Coral do Guri de Piracicaba

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical.  Criado em 2014, o Coral do Guri de Piracicaba explora propostas cênicas, com elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados, destaca-se o videoclipe da música Amor e Ijexá, com Zeca Baleiro (2016). Em 2017, o conjunto realizou o concerto Sol, Lá, Cidade, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba; participou do musical Duetos, Canções e Momentos e integrou o workshop de improvisação vocal com a cantora norte-americana Audrey Shakir. Em 2018, pelo projeto de cultura ‘Sons da Terra’ cantou no auditório do MASP (SP); e ainda produziu o espetáculo Era dos Festivais, montagem cênico-musical que retratou o período dos Festivais de MPB. Em 2019, o grupo recebeu a regente e educadora Patrícia Costa. Em 2020 e 2021, realizou produções audiovisuais com Zeca Rodrigues e Luiz Tatit. Em 2022, sob regência de Maíra Ferreira, se apresentou ao lado de Juliana Ripke.  

 

Repertório

TRADICIONAL INDÍGENA
Três Cantos Nativos dos Índios Kraó [arr. Marcos Leite]

ÍNDIOS TUKANO DO AMAZONAS
Mená Barsáa / Bayá Barsáa [adapt. e arr. Marlui Miranda]

ORAZIO VECCHI (1550-1605)
Io son Fenice

MICHAEL PRAETORIUS (1571-1621)
Jubilate Deo

SOUTH AFRICAN FOLK SONG
Shosholoza

DONGA (1890-1974)
Pelo Telefone

CAETANO VELOSO (1942-)
Desde que o Samba é Samba [adapt. Eduardo Lackschevitz]

DORIVAL CAYMMI (1914-2008)
Vatapá [arr. Marcos Leite]

ARY BARROSO (1903-1964)
Isto Aqui, o Que é? [arr. Zeca Rodrigues]

TRADICIONAL DO PASTORIL NORDESTINO
Viva a noite de Natal
[para piano, coro e percussão]

Sobre o(a) regente

Vanessa Zambão iniciou na música ainda criança, incentivada pelos pais fez aula de violão, teclado e canto. Formou-se em Canto MPB/JAZZ e Musicalização para Educadores pelo Conservatório Dr. Carlos de Campo de Tatuí. Graduou-se em Fonoaudiologia e Licenciatura em Música. Especializou-se em Psicopedagogia e em Regência Coral. Atuou por 17 anos em banda de baile, cantando todos os estilos e gêneros musicais. Desde 2006, está à frente do Coro Guri de Piracicaba, desenvolvendo o trabalho cênico associado ao canto, buscando explorar além da técnica vocal a expressão corporal, a sensibilidade e a criatividade artística. É também professora de música no Colégio Salesiano Dom Bosco Piracicaba. Recebeu a Homenagem e Reconhecimento de Mérito em comemoração ao Dia da Música (2013), pela Câmera de Vereadores de Piracicaba; a Medalha de Mérito Cultural Prof. Olênio de Arruda Veiga (2016); a Medalha de Prata no Festival Internacional de Corais de Curitiba, Cantoritiba, com o Coro do Guri de Piracicaba (2018); o Voto de Congratulações, pelo trabalho realizado junto aos alunos do 2° Ano Colégio Dom Bosco (2019) e o Diploma de Mérito Educacional Prof. Darcy Ribeiro, Câmara Municipal de Campinas (2021). Atualmente, desenvolve pesquisa à cerca da importância do Coro Cênico, preocupando-se com a potencialidade do corpo, voz e movimento, o canto atrelado a interpretação e a expressividade. Dedica-se ainda a construção de materiais e práticas pedagógicas voltadas às especificidades da escola regular junto as demais disciplinas.

Sobre o(a) solista

André Grella

Ficha Técnica

VOZES FEMININAS

Beatriz Pires Delesposti dos Santos
Dora Boni Grella
Emily Pereira de Souza
Evelyn Gomes dos Santos
Gabriella Fernanda Souza Nunes dos Santos
Giovanna Moschini Cavalcanti Terrini
Karen Camile Bueno da Silveira
Laura do Amaral
Laura dos Santos Bolzan
Livia Larissa Almeida Pardial
Luisa Machado Mussato Agreste
Luiza Procópio Ferreira
Manuela Camile Erler
Maria Eduarda De Oliveira
Marjorie Martins Silva
Megara Volpato Munhoz
Raphaela Bortolato
Sarah Yulle Rodrigues Erler
Sophia Akemi Onoda
Sophia Pereira de Souza
Stéfany Oliveira Malheiros
Talita Peron Campos

VOZES MASCULINAS

Arthur do Amaral
Humberto Pascote Stahl
Lazos Battonyai Valeriano
Marcos Paulo de Oliviera
Pedro Andreucetti
Pedro Henrique Demarque Souza
Pedro Luiz de Oliveira
Vitor Rodrigo da Cruz

Data: 29/06/2023

Horário: 19:00

Local: Polo do Guri Piracicaba

Av. Doutor Paulo de Moraes, 1682
Piracicaba/SP

Patrocínio do Polo: Caterpillar

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

Instituto CCR

Patrocínio Ouro

Tauste  

Indorama 

Apoio

Prefeitura de Piracicaba 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.