Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga

A Camerata de Violões de São Luiz do Paraitinga apresenta um repertório em homenagem a Elpídio dos Santos. Natural de São Luiz, cidade que cultiva uma marcante tradição na música regional paulista, o compositor e violonista também carrega essa característica em suas obras. A regência fica por conta de de Negão dos Santos, filho do compositor.

Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais do Guri têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foi criada, em 2023, a Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga.  O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma orquestra de câmara de violões, é pouco usual, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação. Assim, a Camerata de Violões do Guri atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco. 

Repertório

ELPIDIO DOS SANTOS
Fogo no Rancho

A Dor da Saudade

Despertar do Sertão

Dona do Salão

Ingratidão

Lamparina do Nordeste

Delírio Negro

Sopro do Vento

Alma Solitária [arr. Negão dos Santos]

 

Sobre o(a) regente

Negão dos Santos
Filho do compositor Elpídio dos Santos, Negão dos Santos é músico, compositor, arranjador e produtor musical. Foi fundador, ao lado de outros integrantes, do Paranga, grupo musical criado em São Luiz do Paraitinga com o intuito de divulgar a obra de Elpídio e da cultura popular do Vale do Paraíba. O Paranga foi um dos responsáveis em 1981 pelo início do famoso carnaval de marchinhas de São Luiz, Na mesma década também fez parte do importante movimento de vanguarda “Lira Paulistana” em São Paulo. Negão compôs e produziu trilhas para clipes e programas de TV e documentários, como o “Terra Paulista Jovens” (Itaú Cultural e CENPEC. Com Gabriel Sater compôs a música “Tem que ter coragem”, que entrou para o filme “Malazartes e o duelo com a morte”. Foi idealizador, músico, arranjador e produtor musical do projeto que originou o DVD “Tributo a Elpídio dos Santos”, com participação de Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Fafá de Belém, Gabriel Sater, Zé Geraldo e outros nomes de destaque no cenário da música popular brasileira. Dividiu o palco com Ângela Maria, Inezita Barroso, Zé Gomes, Juliana Caymmi, Rolando Boldrin, entre outros.

Data: 20/06/2024

Horário: 18:30

Local: Auditório da Biblioteca Municipal – São Luiz do Paraitinga

R. Monsenhor Ignácio Gioia
São Luiz do Paraitinga/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Parceria
Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.