Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões do Guri de Santos

A Camerata de Violões do Guri de Santos apresenta, sob regência de Deblas Alves, o concerto Os Sertões, Os Litorais, um repertório calcado em gêneros populares brasileiros, com obras significativas de regiões diversas do país. Fazem parte do programa nomes como Ary Barroso, Chiquinha Gonzaga e Waldir Azevedo.

Camerata de Violões do Guri de Santos

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo, tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma orquestra de câmara de violões, é pouco usual, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação. Criada em 2010, a Camerata de Violões do Guri atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco. Destacou-se em concertos realizados na Sala São Paulo (SP), no Parlamento Jovem (SP), no CCSP (SP), no Teatro Guarany (Santos/SP) e no Santos Jazz Festival (Santos/SP). Já desenvolveu projetos com os grupos Quaternáglia e Quarteto Tau, e com os músicos Marco Pereira, Badi Assad, Alessandro Penezzi, Thiago Abdalla, Alice Caymmi e Monica Salmaso. Em 2022, se apresentou ao lado de Élodie Bouny. 

Repertório

CHIQUINHA GONZAGA
O Abre Alas
Arranjo de Dino Barioni 

ARY BARROSO
No Rancho Fundo
Arranjo de Marcelo Brazil 

ZÉ DO NORTE
Mulher Rendeira
Arranjo de Marcelo Brazil 

TECA CALAZANS / MESTRE BARACHO
Essa Ciranda Quem me Deu foi Lia
Arranjo de Edmilson Capelupi 

ALUNOS DA CAMERATA DE VIOLÕES DE SANTOS
Composição coletiva 

WALDIR AZEVEDO
Brasileirinho
Adaptação de Deblas Alves 

GUINGA
Senhorinha
Arranjo de Dino Barioni 

Sobre o(a) solista

Deblas Alves

Formada pelo ETMD Ivanildo Rebouças em Violão, Flauta Transversal e Regência, concluiu também a Faculdade de Pedagogia (Metodista) e Educação Musical (Unimes). Atualmente, trabalha como educadora musical e regente no Guri, educadora musical no Programa Cubatão Sinfonia, é chefe de naipe no Coral da Alfândega de Santos e integrante de Coral Zanzalá.

Participou de intercâmbio internacional como instrumentista, cantora e coralista da Banda Sinfônica com vários musicais tais como: Cartoons, Tributo a Simonal e Taiguara O Grande Circo Místico. Participou como coralista no Festival Canta Pueblo, Itajubá. Participou de oficinas com Zeca Rodrigues, Pablo Trindade e Edu Fernandes, e de workshop de voz com Anderson Nascimento, Luiz Guilherme Anselmi. Recentemente, participou de oficinas com Cecília Cavalieri (França) e Glauber Santiago. É chefe de naipe da oficinal do projeto Aldir Blanc.

Ficha Técnica

VIOLÃO 
Alexandre Henrique da Silva Santos 
Ana Carolina Gomes do Nascimento Pereira 
Anna Júlia de Souza Silva 
Artur Pereira Freitas 
Beatriz da Silva Pesqueira 
Davi Atavila Vicente Ferreira 
Emmanuelle Dario Chaves 
Evellyn Gilo da Cruz 
Fabiano de Almeida Bortoto Martins 
Gabriella Vitória Gomes do Nascimento Pereira 
Giovanna Ribeiro Leal 
Ian Fernandes Terra 
Thainá Dario Chaves 
Vinícius Caetano Menezes Penha 

Data: 24/06/2023

Horário: 17:00

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto

Av. Bartolomeu de Gusmão 15
Santos/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Ouro

Arteris

Apoio

Prefeitura de Santos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.