Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões do Guri de São Paulo

Assista gratuitamente ao concerto da Camerata de Violões do Guri. Sob a regência de Flavia Prando, o grupo toca clássicos de Carmen Miranda, João Pernambuco, Pixinguinha e Tom Jobim, entre outros. O evento ocorre no dia 11 de junho, domingo, 11h, no Theatro São Pedro.

Retirada de ingressos 24h antes do espetáculo em: Theatro São Pedro – Concertos e Espetáculos | Fever (feverup.com)

Camerata de Violões do Guri de São Paulo

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

Repertório

CHIQUINHA GONZAGA
Gaúcho (Corta-Jaca) [arr. Josi Gonçalves]

ERNESTO NAZARETH
Brejeiro [arr. Vera de Andrade]

CELSO MACHADO
Motivo Barroco [arr. Lamartine Júnior]

TOM JOBIM (1927-1994)
Pela Luz dos Olhos Teus [arr. Lamartine Júnior]

TOM JOBIM (1927-1994)
Wave [arr. Lamartine Júnior]

Sobre o(a) regente

Flavia Prando

Flavia Prando iniciou seus estudos no curso de violão da prefeitura de Santos, criado por Antonio Manzione, onde atuou na Camerata de Violões Heitor Villa-Lobos (1984-1989) e lecionou no projeto (1997-1999). Trabalhou no Guri, inicialmente como professora e, posteriormente como técnica de cordas dedilhadas (2001-2010). É doutora e mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP). É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP. Sua pesquisa de doutorado, “O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932)”, recebeu a primeira menção honrosa no Prêmio Silvio Romero 2021 (IPHAN) e deu origem a dois álbuns de partituras “Violões na Velha São Paulo”, volume 1 e volume 2, com edição de Ivan Paschoito (LEGATO EDITORA, 2022) e ao capítulo Violão Paulistano: Repertório e Práticas do Início do Século XX, publicado no livro Cidade Dis(sonante): culturas sonoras em São Paulo (séculos XIX e XX), com organização de José Geraldo Vinci de Moraes (INTERMEIOS, 2022). Atua como regente convidada (2022-2023) da Camerata de Violões do Guri de São Paulo.

Ficha Técnica

VIOLÃO

Agnes Rosario da Silva
Alexandre Carvalho Rabello
Allan Ferreira de Lima
Amanda de Moura Santos
Caue Sorbam
Davi Jose Santos de Souza
David Amoras Rodrigues da Silva
Dayane Ferreira do Amaral
Debora Alves
Elisa Benigno Gabriel
Flora Fagundes Gusmao
Hadassa Lima Avila
Isabella Evangelista Silva
Isabelly das Neves Figueiredo
Jessica Silva do Carmo
Jose Augusto Maciel de Carvalho
Luiz Guilherme de Araujo
Manuela de Aguilar Dal Mago
Marcos de Andrada Dias da Silva
Maria Clara Resendes de Sena
Maria Julia de Oliveira Nonato
Matheus Santana Alberto
Miguel da Silva Almeida
Pedro Mello Bispo Souza
Ruth Jamily Silva de Araujo
Sara Marciano Sales
Victoria de Aguilar Dal Mago
Vinicius Cavalcante Marcelino
Yago Correia de Brito

Data: 11/06/2023

Horário: 11:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocinador Master
Bank Of America

Patrocinador Ouro
Chiesi Farmacêutica
Costellation – Asset Management

Patrocinador Prata
Ultra
Verzani & Sandrini 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.