Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca

A camerata de cordas dedilhadas de Franca traz em sua primeira parte da temporada um repertório calcado em gêneros populares brasileiros, propondo um diálogo do choro com matrizes que fazem parte da expressão cultural do grupo. Com regência de Marcílio Lopes, o concerto Choro Sertanejo apresenta obras de  Costa Junior, Waldir Azevedo, Bambico e Villa-Lobos.

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca

A camerata de cordas dedilhadas é um grupo em formação que reúne músicos de diversos instrumentos dessa família, como violões, cavaquinhos e bandolins. A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca surgiu de um conceito sustentável, em 2012, para constituir a ‘Orquestra Verde’ do Guri (conjunto que tocava com instrumentos da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia feitos com madeira certificada). Em 2014, integrou o espetáculo Lendas Amazônicas, gravado em DVD e apresentado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP), em Barretos (SP), no Festival de Londrina (PR) e no festival Gente da Terra. Tocou com Carlinhos Antunes, Ivan Vilela, Renato Teixeira e Fulni-ô (etnia indígena do agreste pernambucano). Em 2022, se apresentou ao lado de Jane do Bandolim.  

Repertório

COSTA JUNIOR
Amapá
Arranjo de Marcílio Lopes 

WALDIR AZEVEDO
Minhas Mãos, Meu Cavaquinho
Arranjo de Dino Barioni 

WALDIR AZEVEDO
Arrasta Pé
Arranjo de Dino Barioni 

BAMBICO
Brincando Com a Viola
Arranjo de Dino Barioni  

HEITOR VILLA-LOBOS
Gavota-Choro
Arranjo de Dino Barioni
I. Suíte Popular IV 

Sobre o(a) regente

Marcílio Lopes

Marcílio Lopes possui graduação em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Especialização em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atua há 16 anos como professor de Educação Musical na Prefeitura de Franca, desempenhando diversas funções, tais como regente e arranjador de Camerata de Violões, arranjador e professor de Grupo de Viola Caipira, professor de Prática de conjunto de Banda de Garagem, professor de Violão, Guitarra, Viola Caipira e é também professor de Educação Musical na Rede Municipal de Ensino. Desde 2014, exerce a função de educador de Violão no Projeto Guri – Polo Itirapuã e, desde 2019, é regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca. Já desempenhou a função de tutor virtual do curso de Música da UFSCAR nas disciplinas Violão II, Violão III e EaD para Educação Musical I e foi tutor presencial do curso de Música da Faculdade Claretiano. É coautor dos livros Feira Musical: Para Tocar, Cantar e Dançar o Que é Nosso (2012) e Cadernos Musicais: Mambembe (2013).

Ficha Técnica

CAVACO
Artur Augusto Ferreira de Oliveira
Icaro Fernando Duarte Lima
João Pedro de Paula Silva
Julia Oliveira Santos 

VIOLA CAIPIRA
José Antônio Marques Peres Coimbra de Lima
Maria Clara Tostes Orlando
Ryan Vitor Tomaz Oliveira Sousa 

VIOLÃO
Ana Laura Barbosa Ferreira
Caio Gabriel Sobral de Oliveira
Emily Helen de Oliveira
João Pedro Faleiros Souza
José Paulo Ferreira Ramalho Coelho
Leonardo Lacerda Melo Silva
Marco Antônio Gastaldon Neri Alves
Maria Luísa Venâncio Jardine Bevilacqua
Rodrigo Magdalena Filho
Thales Adhemar Gastaldon Neri Alves 

Data: 28/06/2023

Horário: 19:30

Local: Teatro Municipal de Franca

Av. Sete de Setembro 
Franca/SP 

Entrada: Franca

Parceiros

Apoio

ACIF

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.