Santa Marcelina Cultura

MENU

Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo

Assista gratuitamente ao concerto da Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo. Sob a regência de Monica Giardini, o grupo apresenta um programa especial batizado de ‘Batuques’, com obras de Henk Van Lijinschooten, Peter Milray e Alfred Reed. O evento acontece no dia 17 de junho, sábado, 12h, Theatro São Pedro.

Retirada de ingressos 24h antes do espetáculo em: Theatro São Pedro – Concertos e Espetáculos | Fever (feverup.com)

Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Com idades entre 15 e 18 anos, os alunos e alunas que compõem a Banda Sinfônica Juvenil do Guri estão entre os mais avançados do programa nas áreas de percussão, madeiras – flauta, clarinete e saxofone – e metais – eufônio, trompa, tuba, trombone e trompete. O nível de desenvolvimento musical permite que explorem linguagens musicais mais complexas, abarcando além do repertório tradicional e popular, peças contemporâneas de maior dificuldade técnica.

Repertório

BATUQUES

HENK VAN LIJINSCHOOTEN (1928-2006)
Overture 2000

PETER MILRAY (1927-2017) / JOHAN DE MEIJ (1953-)
Cake-Walk Phantasy

ALFRED REED (1921-2005)
Second Suite for Band (Latino Americana)
I. San Montuno
II. Tango
III. Guaracha
IV. Paso Doble

Sobre o(a) regente

Monica Giardini

Monica Giardini é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo desde sua estreia, em 1993, regente e diretora musical da Banda Sinfônica Paulista, atua como Clinician do Projeto Sopro Novo Bandas da Yamaha do Brasil, em diversas cidades do país, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção e é também professora de regência na Faculdade FACEC –ES, desde 2016. Participa como regente dos festivais Música nas Montanhas (Poços de Caldas, MG desde 2004) e Festival Música das Américas (Belém do Pará) no qual foi idealizadora e coordenadora artística, desde 2013, em parceria com o maestro Marcelo Jardim. Dá cursos de capacitação para professores do Guri no qual rege esporadicamente e ministra para a Funarte em diversas cidades do Brasil, além de trabalhar em outros projetos de música. Foi regente adjunta da Banda Sinfônica do Estado. de 2012 a 2014, e assistente de direção artística, de 2001 a 2003. Atuou como regente convidada na Orquestra Experimental de Repertório (2011); na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (2012); na Banda Sinfônica de Barra Mansa (2009) e no Festival Internacional de Mulheres Compositoras (SESC Ipiranga,1995). Regeu e ministrou cursos de Prática de Banda Sinfônica e Regência em diversos Festivais dentre eles Festival de Londrina (2004, 2008 e 2010); 1º Festival de Música Corn Products Brasil em Mogi Guaçu (2004) e em Antonina (1998 e 2007). Participou como regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil e no exterior. Realizou a direção musical e regência da Série TuccaAprendiz de Maestro (2013) e da opereta de Noel RosaA Noiva do Condutor (2001). Recebeu as seguintes premiações: Prêmio Excelência Mulher (2011, CIESP), Prêmio Mulheres do Mercado (2004, SMC), Troféu Mulher em Sol Maior IV (1999, Casa de Cultura de Santo Amaro) e homenagens da Ordem dos Músicos do Brasil (1998). Lecionou Prática de Orquestra na Universidade Livre de Música e Artes Musicais na Universidade Mackenzie (1991). É doutora na área de Processos de Criação Musical e Mestre em Musicologia pela ECA-USP e também Bacharel em Violão e Pedagogia Plena.  

Ficha Técnica

FLAUTA TRANSVERSAL 

Alex Soares Matos Paladino
Ana Beatriz de Araujo Westin
Ana Clara Sorregotti da Costa Silva
Karen dos Santos Ferreira
Maryana Victoria de Mattos Gomes
Millena Furlaneto Nogueira 

OBOÉ 

Lucas de Oliveira Fabossa 

CLARINETE 

Bruno Molinari Breviglieri Fonseca
Isabele Bernardino Bispo
Murilo Santos Araujo
Victor Henrique Simao dos Reis 

SAXOFONE 

Artur Coutinho Teixeira
Caue Phillipe Jesus Ferreira
Davi Luiz Lima
Gabriel da Silva Santana Cleto
Isaac Marinho Sotero 

TROMPETE 

Liani Muniz da Conceicao
Natalia Machado Pereira
Pedro Henrique Mariano Rezende 

TROMPA 

Cilas Pinto Macedo 

PERCUSSÃO ERUDITA 

Davi Luan Castilho Fernandes
Jose Luiz de Medeiros Nascimento
Kaique Rodrigo Ferreira Reis Zeferino
Pedro de Oliveira Morgado
Renan dos Santos Moura
Samuel Ferreira Tavares

Data: 17/06/2023

Horário: 11:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocinador Master
Bank Of America

Patrocinador Ouro
Chiesi Farmacêutica
Costellation Asset Management

Patrocinador Prata
Grupo Ultra
Verzani & Sandrini 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.