Santa Marcelina Cultura

MENU

Mês Elas / Delas | Apresentação Musical: NoaNoa

No dia 27/03, às 13h30, teremos na EMESP Tom Jobim uma apresentação e interpretação musical de ‘NoaNoa’ para flauta solo e eletrônica da compositora finlandesa Kaija Saariaho.

Kaija Saariaho – NoaNoa (1992-2023) 

Kaija foi uma das mais importantes compositoras da música contemporânea, conhecida por sua abordagem inovadora ao timbre e à eletrônica. NoaNoa, composta em 1992 para flauta e eletrônica, é uma obra que reflete sua profunda exploração sonora e sua conexão com outras formas de arte. 

O título NoaNoa remete às anotações de Paul Gauguin durante sua estadia no Taiti, evocando atmosferas exóticas e sensoriais. Saariaho combina na peça a escrita tradicional com técnicas expandidas, incluindo o uso da voz do flautista, percussão no instrumento e processamento eletrônico, criando uma paisagem sonora rica e envolvente. 

Nesta obra, a compositora dá à intérprete um papel performático que transcende a execução instrumental, incorporando elementos vocais e gestuais que ampliam a expressividade musical. Assim, NoaNoa não apenas desafia as fronteiras entre instrumento e voz, mas também reforça o protagonismo da mulher compositora na música contemporânea.

Data: 27/03/2025

Horário: 13:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Parceiros

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.