Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba

Hermeto Pascoal batizou de “Música Universal” sua forma inventiva de compor, arranjar e tocar. Uma visão de música baseada na liberdade, ancorada numa idiomática musical brasileira e ao mesmo tempo antenada na inventividade humana e na infinita diversidade sonora da natureza. A Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba nasce com o propósito de trilhar esse caminho musical sugerido por Hermeto. Neste programa de estreia, a compositora, arranjadora e multi-instrumentista Carol Panesi, herdeira dessa escola musical, rege, toca, arranja e conduz os processos criativos dos seis concertos deste ano, num repertório que traz composições da própria Carol, além de obras de Hermeto e outros compositores da música brasileira.

Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais do Guri têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foi criado, em 2023, a Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba. Formado por 20 alunos e alunas dos cursos de madeiras, metais, percussão, guitarra, contrabaixo e cordas dedilhadas, o grupo tem como objetivo oferecer contato com um repertório específico para esse tipo de formação. 

Repertório

HERMETO PASCOAL (1936-)
São Jorge [arr. Carol Panesi]

CAROL PANESI (1985-)
Marés

CAROL PANESI (1985-)
Luz no Caminho
(piano solo)

CAROL PANESI (1985-)
De Volta ao Ceará [arr. Carol Panesi]
(violino e percussão)

CARLOS ALBERTO FERREIRA BRAGA (BRAGUINHA) (1907-2006)
A Saudade Mata a Gente [arr. Carol Panesi]

SILVIA GÓES
Cobra Cega [arr. Carol Panesi]

CAROL PANESI (1985-)
Guris de Indaiá
[Música composta e arranjada no processo de ensaios]

Sobre o(a) regente

Carol Panesi

Aos 11 anos, Carol Panesi ingressou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) onde concluiu o curso técnico de piano. Com Bernardo Bessler, aprofundou os estudos de violino. No CBM, conheceu o multi-instrumentista e compositor Itiberê Zwarg e passou a integrar a Itiberê Orquestra Família e o Itiberê Zwarg & Grupo, viajando o Brasil e o exterior. Foi monitora do projeto didático idealizado por Itiberê, Oficina da Música Universal, onde trabalhou por 7 anos. Multi-instrumentista, venceu o Prêmio Profissionais da Música 2018 e 2019 na categoria Autora e Instrumentista Feminino e o Prêmio MIMO Instrumental 2018, gravou CDs, DVDs e dividiu o palco com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. Lançou os álbuns Primeiras Impressões (2018), seu primeiro álbum autoral, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire; Em Expansão (2019) pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda; Carol Panesi e Eleva Big Band (2021), realizado à distância durante a pandemia com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE e Arte é Oração (2021), em duo com o guitarrista Fabio Leal.

Ficha Técnica

FLAUTA TRANSVERSAL

Gabriely Rodrigues de Oliveira
Yasmin Sena Souza

CLARINETE

Fernando do Monte de Figueiredo
Mateus Zamora

SAXOFONE

Karinna Raphaela Souza Da Silva

TROMPETE

Pedro Henrique Alves Araujo

TROMBONE

Isaac Stecca Nicola

EUFÔNIO

Rafael De Souza Puttini

PERCUSSÃO

Leonardo de Castro Goncalves De Deus
Miguel de Lima Sombini
Victoria de Vasconcelos Menezes

VIOLÃO

Julia Pereira De Oliveira

Luiza Dearo

Nicole Stephany de Oliveira Vieira
Pedro Henrique Soares da Silva

CONTRABAIXO ACÚSTICO

Daniel Correa De Toledo Pero Ferriani

Data: 17/06/2023

Horário: 16:00

Local: Polo do Guri Indaiatuba 

Pç. Dom Pedro II, s/nº  
Indaiatuba/SP 

Patrocínio Prata:
EMS

Entrada: Franca

Parceiros

Apoio

Prefeitura de Indaiatuba

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.