Santa Marcelina Cultura

MENU

Concerto | Grupo de Percussão da EMESP e Grupo Música Viva Da UNESP

Concerto do Grupo Contemporâneo da EMESP com participação do grupo Música Viva da UNESP.

Grupo Contemporâneo da EMESP

O Grupo de Música Contemporânea da Escola de Música do Estado de São Paulo desenvolve desde sua criação em 2012 um repertório camerístico sólido dos séculos XX e XXI, do Brasil e do mundo. O grupo se apresentou em diversos espaços da cidade, como o Auditório do MASP, do CPFL, da EMESP e da UNESP, a Biblioteca Mário de Andrade e o Theatro São Pedro. Uma característica que identifica e diferencia o grupo de música contemporânea da EMESP é a ampliação do entendimento do fazer musical como um fenômeno integrante da percepção total do ser humano, para tanto o grupo busca trazer novas linguagens artísticas em suas apresentações através de parceria com dançarinos, artistas plásticos e a apresentação de obras do teatro musical. Destaca-se o concerto de 2022 intitulado “Descubra o seu nome Drag”, uma ópera do compositor Guilherme de Almeida baseada no universo Drag. Outro importante trabalho do grupo é a produção da websérie “Cascata – o processo criativo e a pandemia”, em 2020, cujos músicos do grupo fizeram diversas leituras musicais sobre a Obra Cascata, da artista plástica Regina da Silveira. A websérie também tem a intenção de trazer um olhar artístico e reflexivo sobre o momento difícil que enfrentamos na pandemia. Outro diferencial do grupo é a movimentação constante no sentido de quebrar os limites dos idiomas do som, juntando experimentalismo com outros fazeres musicais através de parcerias com compositores da música popular, como Bernardo Maranhão e Kristoff Silva, ou releituras de músicas antigas como por exemplo do compositor Josquin des Prez, ou ainda a parceria com a Coletiva As Juremas, composto por integrantes do bloco Afro Ilú obá De Min. O grupo ainda desenvolve um trabalho de formação artística e musical através de concertos com novas obras de jovens compositores brasileiros e concertos didáticos, expondo as várias formas de apreciar a música contemporânea e experimental para jovens de diversas idades.

Grupo Música Viva da UNESP

Criado pelo Prof. Alexandre Lunsqui e atualmente coordenado também pelos professores Maurício De Bonis e Sarah Hornsby, o projeto de extensão Grupo Música Viva tem como objetivos o desenvolvimento artístico e pedagógico dos alunos de instrumento, canto, regência e composição do Instituto de Artes da Unesp, no nível de graduação, através do estudo e performance da música dos séculos XX e XXI. Além disso, uma das principais características do projeto é o seu viés extensionista, promovendo a colaboração entre importantes instituições de música de São Paulo, visando a apresentação da produção artística do grupo para diferentes públicos dentro e fora da universidade. Isso será feito através de concertos e masterclasses envolvendo os participantes do projeto (coordenadores e bolsistas) e membros convidados da comunidade musical. O projeto de extensão Grupo Música Viva integra o Programa de Extensão Música e Formação de Público e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNESP, através do Edital 01/2023. Em 2023, conta com cinco discentes bolsistas dos cursos de Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP: Veronica Lopes da Silva Batista Joaquim (violino), Laura Heldt Tranche (flauta), Weber Ferreira do Vale (clarineta), Washington Neres Couto (viola) e Gabriel Rodrigues Silva (violoncelo). No repertório, obras de Libby Larsen, Alexandre Lunsqui, Maurício De Bonis, Tania Lanfer, Silvia Berg, Morton Feldman, Kaiija Saariaho e Rodrigo Lima.

Data: 17/11/2023

Horário: 19:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.