Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Troca de experiências

18 de agosto de 2016

Alunos do Regional de Choro e da Big Band do Guri tiveram uma experiência inédita nas apresentações do mês de julho. Além de receberem o pianista, arranjador e compositor André Marques, que integra o grupo de Hermeto Pascoal há mais de 20 anos, os jovens tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com os bolsistas da Orquestra Jovem Tom Jobim, grupo de difusão da EMESP.

A preparação para as apresentações, nos dias 30 e 31 de julho, no Auditório do MASP e na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, respectivamente, envolveu professores do Guri e os bolsistas Valber de Oliveira Santos (trombone), Marco Aurélio Soares Martins (trompete), Vitor Arantes Mathias (piano), Matheus Mota Brandão (guitarra), Gabriel Scavassa Borin (contrabaixo elétrico) e Jonatan Lucas Carvalho Goes Amorim (bateria).

Trompetista do Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri, Alecsander Lins destaca o que essa vivência proporcionou. “O intercâmbio com a Orquestra Tom Jobim foi ótimo, principalmente, pela experiência que eles já têm, o que nos ajudou muito. Tive mais contato com o trompetista Marco Aurélio Sorares, que me deu muitas dicas sobre improvisação”, revela o jovem de 19 anos.

Alecsander, que é aluno de trompete com o professor Marcos França no Polo Veredas, também ressalta a importância dos Grupos receberem músicos convidados como André Marques. “Foi uma experiência maravilhosa. Ele criava os arranjos nos ensaios, o que mostra como ele é espetacular. Levarei os ensinamentos dele para a minha vida musical”, completa.

Para Sergio Agostino Cardoso Neto, percussionista da Big Band Infanto-Juvenil do Guri, o intercâmbio com bolsistas da Orquestra Tom Jobim também proporciou um aprendizado muito rico. “Foi bastante importante o contato com os músicos da Tom Jobim. Eles têm uma percepção musical muito boa, principalmente, no que diz respeito à orquestração. Foram muito atenciosos, o que tornou a semana de ensaios e concertos uma experiência fantástica”, revela o aluno do Polo Rosa da China, de 18 anos.

Um dos bolsistas convidados da Orquestra Jovem Tom Jobim, Gabriel Scavassa Borin revelou ter se surpreendido com o alto nível dos alunos do Guri. “ Ficou claro para mim que esses jovens e talentosos músicos têm um ambiente musical excelente. Estão muito bem direcionados. Se seguirem dessa forma, irão longe”, conta o jovem de 21 anos.

Aluno de contrabaixo acústico popular com o professor Marinho Andreotti na EMESP Tom Jobim, Gabriel ressaltou também a importância da presença de um músico profissional como o André Marques. “Foi muito enriquecedor o contato com ele que tem toda uma escola do Hermeto Pascoal, e isso transparece na música dele de forma natural. Foi importante para saber tudo que estava acontecendo mesmo quando não estávamos tocando. Foi um grande desafio, pois o André mostra um universo novo, que não estamos acostumados”, completa.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.