Durante todo o ano, alunos de diferentes turmas e polos do Guri participaram de passeios monitorados a importantes equipamentos culturais da capital, tais como o Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado e Museu da Imagem e do Som. A proposta é fazer com que tenham contato com diferentes formas de arte, criando, assim, um rico repertório cultural.
Até o dia 11 de novembro, foram 45 visitas a cinco museus, envolvendo 460 alunos. A organização ficou sob responsabilidade do Departamento Social do Guri, que articulou parcerias com as instituições culturais, que, em muitos casos, possuem programas de visitações voltados a alunos de escolas públicas.
É o caso do Museu de Arte Sacra, que, segundo o site da instituição, é “referência nacional em história e arte sacra”. Instituído em um antigo mosteiro, que data da segunda metade do século XIX, o museu possui um acervo de objetos religiosos, esculturas, quadros, entre outros itens, todos ligados diretamente à Igreja Católica.
Grupos de alunos do Guri visitaram esse museu em novembro. A garota Emilly Vitoria, 10, aluna de canto, achou a visita “bem interessante” e disse que “vai me ajudar na escola com a parte de História”, uma matéria que ela não é muito fã. Foi a primeira vez que esteve em um museu.
A aluna de canto e violino, Marina Martins Caetano, 11, colocou reparo nas características arquitetônicas da antiga casa religiosa. “Gostei muito do chão de pedra do quarto”, disse. “Também achei legal a história das monjas que vivem aqui”, comentou, referindo-se às 13 religiosas que vivem em retiro no local sem nenhum contato com a sociedade.
Uma das atividades propostas pelos educadores da instituição que conduziram a visita foi um trabalho manual com cartolina em que as crianças tinham que representar o museu acrescentando elementos de acordo com a própria imaginação. “Cada um criou algo bem diferente, muito ligado à sua personalidade ou às referências urbanas que possui”, disse uma das educadoras ao final.
Segundo alguns desses profissionais, programas de visitação a museus e equipamentos culturais são importantes para envolver o público com a memória cultural da cidade, gerando, assim, um sentimento de pertencimento a essa história.
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