Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Horizontes Musicais terá 50 atrações em 2013

06 de maio de 2013

 A série de concertos didáticos Horizontes Musicais entrou na terceira temporada ampliando e diversificando os estilos e formações dos grupos que se apresentarão entre os meses de março e novembro nos polos de ensino da capital.

Um dos principais projetos do Guri, a série de concertos Horizontes Musicais está com a corda toda em maio, quando seis diferentes grupos e um festival de música instrumental estarão em dez diferentes palcos nos polos de ensino do Programa. Ao todo, serão 50 concertos que levarão a experiência de grupos como a Banda Mantiqueira, que fez a abertura da série em março (27), ou do músico Antonio Nóbrega, que encerra a série em novembro, para os alunos, familiares e a comunidade do entorno dos polos.
 

Durante a temporada, se apresentam grupos como o Juilliard Chamber Musicians, de uma das mais importantes escolas de música do mundo (Juilliard School de Nova Iorque), BR6, um dos destaques da música a capella do País que esteve no Teatro dos CEUs Jambeiro e São Carlos, e a Banda de Pífanos de Caruaru. Também estão previstas apresentações de grupos formados por professores do Guri, como, por exemplo, Duo Ello, e projetos de concertos como o Brasil Instrumental, liderado pelos músicos Paulo Braga e Arrigo Barnabé. Um dos destaques ficou por conta de Alessandro Santoro e Fábio Cury, ambos professores da EMESP Tom Jobim, que interpretaram para alunos do Polo Brooklin, Bach ao cravo e fagote. Os alunos de canto da EMESP Tom Jobim também participam da série com a Ópera Estúdio, em novembro.

Os alunos têm aproveitado os concertos para conhecer de perto grandes nomes da música e se inspirar para continuar a estudar. Eliezer Pinheiro de Jesus, aluno de saxofone do polo CEU Vila Atlântica estava impressionado com a “simplicidade” dos músicos da Banda Mantiqueira. “É uma oportunidade estar aqui vendo eles tocarem”. François de Lima, trompetista da Banda Mantiqueira, gostou de tocar para um teatro lotado de jovens estudantes de música. “É importante para eles que buscam o conhecimento e também para nós, que podemos mostrar o tipo de música que a gente faz”.

Para a diretora presidente da Santa Marcelina Cultura, Irmã Rosane Ghedin, presente na abertura da série no Memorial da América Latina, a música é umas das mais importantes formas de transformar a vida dos jovens atendidos pelo Programa: “ajuda a quem quer ser cidadão”. Para Renata Bittencourt, coordenadora da Unidade de Formação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que acompanhou o concerto da Banda Mantiqueira, a série Horizontes Musicais se destaca pela qualidade musical que apresenta aos alunos. “Espetáculo bom é esse que tem coisa boa no palco e gente interessada na plateia”, comentou, ao elogiar a postura dos alunos do Guri na apresentação.
 

Veja aqui a programação completa da série Horizontes Musicais.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.