Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guri Santa Marcelina no Programa Descubra a Orquestra

15 de maio de 2009

A primeira visita dos guris foi repleta de descobertas e novas experiências

Foi realizada na última sexta-feira, 08 de maio, a primeira participação do Guri Santa Marcelina no programa Descubra a Orquestra, promovido pela Fundação Osesp. Os guris dos polos CEU São Rafael, CEU Jambeiro, CEU Curuçá, PEFI Imigrantes, CEU Meninos, CEU Pêra Marmelo, CEU Perus e CEU São Carlos assistiram ao concerto didático executado pela Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, sob a regência do maestro Daniel Havens.

A apresentação foi iniciada por Rodolfo Yamamoto Neves, supervisor do núcleo de educação patrimonial da Fundação Osesp, que falou sobre o histórico da Sala São Paulo e suas instalações. Dentre todas as particularidades do espaço, a que mais chamou a atenção dos guris foi o forro móvel, que é utilizado para controlar a acústica da sala. “A estrutura da Sala possibilita a criação de efeitos exclusivos, que a tornam um espaço único”, afirmou Rodolfo.
 

Concerto Didático
O repertório apresentado pela orquestra contou com obras de Mozart, Beatles, entre outros. Entre uma composição e outra, o maestro Daniel Havens apresentou cada um dos instrumentos, divididos por suas famílias: das cordas, das madeiras, dos metais e da percussão. Cada músico apresentou o seu instrumento para a plateia, executando um trecho de alguma composição, em muitos casos, relacionada ao universo infantil.

Antes da execução da última obra, foi aberto espaço para perguntas e, como sempre, as curiosidades foram diversas: “O saxofone não faz parte da orquestra?”, “Qual foi o primeiro instrumento inventado no mundo?”, “Quantos instrumentos têm em uma orquestra?”, entre outras.

Ao final, o maestro Daniel Havens agradeceu a presença de todos e deixou em aberto o convite para que retornem mais vezes à Sala São Paulo.
 

Impressões
Para os alunos do Guri Santa Marcelina, a atividade proporcionou muitas descobertas, pois tiveram a oportunidade de conhecer a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina, de assistir ao concerto de uma grande orquestra, além de poder conhecer e interagir com guris de outros polos.

“Esse tipo de programa é muito importante para todas as crianças e adolescentes, principalmente para aqueles que fazem parte do Guri, pois essa atividade complementa a vivência que vem sendo criada durante as aulas. É uma amarração de todo o trabalho que está sendo desenvolvido e dá perspectivas, pois os alunos conseguem visualizar onde podem chegar,” afirma Valeria Rodrigues, Coordenadora pedagógica do Guri Santa Marcelina.
 

Palavra de guri 

Priscila Lima de Jesus“Gostei muito quando apresentaram Mozart, foi muito bonito.”

Priscila Lima de Jesus, aluna do curso sequencial de saxofone do polo
CEU São Carlos

Matheus Henrique Dias“O concerto foi muito bom, mas o que mais gostei foi do solo da trompa. Gostei bastante também quando falaram do teto da sala, que sobe e desce.”

Matheus Henrique Dias
, aluno do curso sequencial de trompa do polo
CEU São Rafael

Tayna Rodrigues“Gostei muito do concerto, fiquei encantada com o violino, não parava de olhar! Agora, tenho vontade de voltar à Sala São Paulo e trazer a minha mãe. Mesmo que ela não venha, eu volto sozinha.”

Tayna Rodrigues
, aluno do curso sequencial de violão do polo PEFI Imigrantes

A próxima visita será com os polos Parque Veredas e Cidade Dutra, no dia 29 de maio às 16h.

Confira a galeria de fotos da primeira visita.