Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Fortalecer famílias e comunidades

16 de dezembro de 2011

No Guri a inclusão social está presente no dia a dia. Paralelamente à formação musical, o aluno e seus familiares participam de diversas atividades socioeducativas, visitando espaços culturais da cidade, nos intercâmbios entre polos e em  ações  focadas na família.

Em 2011 o Programa Guri realizou 490 atividades socioeducativas com os alunos e seus familiares. Se considerarmos apenas os dias letivos, foram quase três atividades por dia. Um número que demonstra a importância que as ações socioeducativas têm no dia a dia da formação musical. Somente com os alunos foram 257 atividades que envolveram 3.174 crianças e adolescentes de todos os polos. Ações como rodas de conversa trataram de temas como o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA), família, violência, racismo, sexualidade entre tantos outros assuntos que contribuem para a formação integral do aluno.

Também aconteceram sessões de cinema, oficinas de teatro, leitura, poesia, meio ambiente, saraus, festas e gincanas. Exemplo desse tipo de ação voltada para os alunos do Guri foi o evento de comemoração do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, realizado no PEFI Imigrantes. O Guri, em parceria com a coordenação do espaço, organizou um dia inteiro de atividades que abordavam o tema, destacando-se a exibição do curta Maria não vai com as outras, produzido pela Organização AME e um bate-papo com representante da ONG Educafro sobre o tema Os desafios na área de educação para população afrodescendentes, além de exposições e apresentações de dança e capoeira.

Considerando as ações somente com a família, foram 233 atividades envolvendo 3.387 pessoas em reuniões, rodas de conversa, integração entre pais e filhos, festas, oficinas, etc. Um exemplo de trabalho envolvendo pais e alunos foi o evento Brincar e cantar é só começar!, realizada pelo polo CEU São Rafael, na Semana da Criança, quando os alunos das turmas de iniciação musical e seus familiares participaram de uma aula conjunta com as professoras Franciele Paixão e Andreia Mischiatti. O grupo participou de uma sessão de relaxamento com a assistente social Cyntia Soares e na sequência ensaiaram e cantaram uma canção preparada pela  professora Andreia. Na ocasião, Maria Edna, mãe de Ruthênio, 9 anos, gostou da atividade pois segundo ela, o filho quer muito cantar. Para Franciele, quando os pais se envolvem “as crianças se desenvolvem mais”. 

Segundo Giuliana Frozoni, gestora do Programa essa foi a filosofia de todas as atividades que o programa realizou com as famílias dos alunos. “Desde a reunião mais simples até viagens fora de São Paulo, o envolvimento dos pais é uma forma de fortalecer o vínculo entre a família o aluno e o programa”, explica. Além das atividades organizadas em cada polo, o Guri também realizou momentos que integraram vários polos em uma mesma atividade, como na série de concertos didáticos Horizontes Musicais que, em 45 encontros, reuniu 5.580 alunos (veja matéria aqui).

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.