Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Coral Jovem do Estado mescla repertório clássico com a música popular brasileira na Sala São Paulo

01 de setembro de 2016

Neste domingo, 4 de setembro, o Coral Jovem do Estado faz mais uma apresentação na capital paulista. Sob regência do maestro titular Tiago Pinheiro, o grupo interpreta composições de grandes nomes da música internacional e brasileira na Sala São Paulo, às 11h, com entrada franca.

Ligado à Emesp Tom Jobim – escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, sob a gestão da Santa Marcelina Cultura – o grupo apresenta um repertório diversificado, com obras que vão de Johannes Brahms e Franz Schubert, compositores conhecidos do romantismo europeu, até grandes músicos brasileiros como Lupicínio Rodrigues e Chico Buarque.

Em seu segundo ano após renovação do grupo artístico, o Coral Jovem do Estado segue sua nova metodologia de trabalho, inserida em um contexto didático e performático que engloba três vertentes principais. A primeira concentra-se nos cantores ligados à tradição das salas de concerto e das óperas, e o segundo abrange pesquisa e execução da música historicamente orientada, a chamada música antiga. Já o terceiro e mais novo ingrediente complementa o conjunto: a música popular brasileira.

A partir desta premissa, o Coral Jovem do Estado tem se apresentando com diferentes formações, na maior parte dos concertos com seus quarenta cantores reunidos, mas também com grupos menores. De 2015 pra cá, levou ao público repertórios bem diversificados, com obras de compositores importantes e de diferentes épocas, reunindo nomes brasileiros e estrangeiros.

Programa:
J. BRAHMS Drei Gesänge op. 42
Abendstandchen
Vineta
Darthula Grabesgesang

A. BRUCKNER Ave Maria

F. SCHUBERT / F. RILLPARZER Standchen

B. BRITTEN / W. AUDEN Hymn to Sta Cecilia

K. WEIL / B. BRECHT Surabaya, Johny (Arr. A. Cunha)

LUPICÍNIO RODRIGUES Sambas (Arr. D. Cozzella)
Quem há de ser
Se acaso você chegasse
Nervos de Aço
Vingança
Eu não sou de reclamar

CHICO BUARQUE Joana Francesa (Arr. M. Bernardo)

CHICO BUARQUE / DJAVAN Tanta Saudade (Arr. X. Bartaburú)

CHICO BUARQUE Flor da Idade (Arr. Chicão)

Serviço:
Data: 4 de setembro, domingo
Horário: 11h
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz, São Paulo – SP
Entrada gratuita – Série de Concertos Matinais da Sala São Paulo – ingressos disponíveis a partir de segunda-feira, 29/8, limitados a quatro por pessoa
Capacidade: 1.484 lugares
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Sim
Mais informações pelo telefone: (11) 3223 3966

Coral Jovem do Estado
Formado por 40 bolsistas e ligado à Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o Coral Jovem do Estado foi criado em 1979 durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão.  Ao longo de sua história, esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Daltson Takeuti, Juan Serrano, Martha Herr, José Ferraz de Toledo e Naomi Munakata, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado. Tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Coral é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo administrada pela Santa Marcelina Cultura.

Tiago Pinheiro – regente titular
Graduado clarinetista, especializou-se em canto na Berklee College of Music. Dirigiu o grupo Beijo do Coralusp que, nas décadas de 80 e 90, investiu na pesquisa de interação cênica-musical em seus espetáculos e realizou parcerias com artistas como Marlui Miranda e Gilberto Gil, além de registros fonográficos e turnês nacionais e internacionais. Foi solista em diversas obras sinfônicas,entre as quais: “Carmina Burana” de C. Orff e “Paixão segundo São João” de J.S.Bach. Integrou o coro da OSESP entre 2000 e 2001. Foi regente titular do coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo. Desde fevereiro de 2015 passa a compor a equipe artística da EMESP como regente titular do Coral Jovem do Estado de São Paulo.

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.